... E por falar em trabalho escravo,



Quem tem feito um belo trabalho na teledramaturgia brasileira é a novelista Glória Perez. Em "Salve Jorge", novela das 21horas da Rede Globo, a autora aborda o drama do tráfico humano: seja para prostituição, adoção ilegal e ou, transplante de órgãos. Trata-se de um tema forte com grande dramaticidade e apelo social. O morro do Alemão serve como cenário para trama, que também mostra o dia a dia dos moradores após a pacificação da comunidade. 

A atriz Nanda Costa, sucesso do cinema brasileiro, faz a protagonista Morena, mocinha do Morro do Alemão que é traficada para a Turquia como escrava sexual. Já a chefona da máfia do tráfico humano é feito por Cláudia Raia, no papel de Lívia – dona de uma agência de modelos que serve como fachada para seus crimes.

O assunto é mais que pertinente e serve de alerta para a população, principalmente com a chegada da Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Para se ter uma idéia,  foi realizado recentemente durante o seminário internacional "Turismo Sexual Envolvendo Crianças e Grandes Eventos Esportivos", um estudo em Paris, em que mapeia a relação entre o turismo de lazer e a exploração sexual de menores no Brasil. Após diagnóstico, coordenado por pesquisadores do Sesi (Serviço Social da Indústria), especialistas fizeram um alerta na capital francesa sobre o risco de um aumento do turismo sexual infantil no país durante a realização da Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

De acordo com o pesquisador Miguel Fontes, que atua na área de pesquisas estratégicas do Sesi e também está ligado à Universidade John Hopkins, as crianças exploradas sexualmente no Brasil têm por volta de 11 anos em média. As meninas representam quatro de cada cinco casos de denúncias e a Região Nordeste concentra 37% dos casos. "A exploração sexual de crianças e adolescentes está ligada às atividades turísticas de lazer, por isso podemos projetar que a realização de grandes eventos esportivos mundiais, ao promover um aumento do fluxo de pessoas (para o Brasil), pode ampliar o número de casos desse tipo", alerta.

Segundo dados do Ministério do Turismo do Brasil, ao todo serão cerca de 600 mil turistas estrangeiros e 5 milhões de visitantes brasileiros só durante a Copa do Mundo em 2014. "O grande fluxo de pessoas aumenta as possibilidades de exploração sexual de crianças. A miséria cria a oferta de menores e as redes mafiosas vão querer suprir a demanda", afirma Jair Meneguelli, presidente do Conselho Nacional do Sesi.

Glória Perez, que não dorme no ponto, sai na frente ao tratar o tráfico humano para exploração sexual: a sociedade brasileira e internacional que seguem suas novelas devem se mobilizar e fazer frente ao assunto tão grave.

Não é a primeira vez que Glória aborda um drama social: em "Caminhos das Índias", no qual ganhou o prêmio de melhor telenovela no Emmy Internacional, a autora focou a luta contra a estigmatizarão dos esquizofrênicos e a periculosidade dos psicopatas. Em "O Clone", também de sua autoria, a novela foi agraciada com um prêmio concedido pelo FBI e pela Drug Enforcement Administration (DEA) – os dois principais órgãos do governo norte-americano responsáveis pelo controle do tráfico de drogas.

Realmente, tráfico humano é um tema que pertence ao meu mundo... e você, meu amigo? Nem te ligo para o assunto? Até quando? Quando a “próxima” vítima for mesmo muito “próxima”???

Fonte de pesquisa: BBC Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA