EDUCAÇÃO

“Mercado: Conjunto de consumidores potenciais e, ou oferta do produto ou serviço em especial oferecido por determinada empresa, ramo, grupo ou área de serviço.
Trabalho:  As atividades realizadas por alguém para alcançar um determinado fim ou propósito.Os mecanismos mentais ou intelectuais utilizados na realização de alguma coisa”.

O Mercado de Trabalho já deu sentido à sua vida?


Desde pequenos somos treinados para o trabalho, seja por meio dos estudos, ou de atividades domésticas; ou agrícolas e de pecuária - para quem é do interior.

Então, minha pergunta é pertinente: o trabalho já deu sentido à sua vida?

Olha, não é preciso  muita pesquisa para saber que o intuito do trabalho é a sobrevivência. Sem trabalho a humanidade não se perpetuaria.

Desde os primórdios, os homens das cavernas dividiam-se em grupos familiares, separando as atividades laborativas entre homens e mulheres. Os homens devido a sua força física eram os responsáveis pela caça e também pelas atividades de luta para se protegerem dos perigos do meio. Já as mulheres, mais delicadas e sensíveis, ficavam responsáveis pelas atividades agrícolas e pela manutenção da vida de seus filhos.

Hoje, evoluímos, e as mulheres também vão à luta e os homens também cuidam das atividades domésticas.

No mundo capitalista, alguém me disse: fora do mercado o homem não existe. Oras, mesmo estando ociosos, desempregados, consumimos bens e serviços de terceiros.

Oras, então todos nós estamos sujeitos às leis de mercado. E quais são elas?

Em economia, a Lei da Oferta e Procura, também chamada de Lei da Oferta e da Demanda, é a lei que estabelece a relação entre a demanda de um produto - isto é, a procura - e a quantidade que é oferecida, a oferta. A partir dela, é possível descrever o comportamento predominante dos consumidores na aquisição de bens e serviços em determinados períodos, em função de quantidades e preços.

Mas estreitando o nosso assunto ao: mercado de trabalho. Oferecemos a nossa mão de obra e o mercado suas demandas.

Oferecemos a nossa mão de obra e trabalhamos muito, aqui no Brasil cerca de oito horas diárias. Então, gostar do que faz é o primeiro passo para sermos felizes.  É  importante gostar do que se faz!

Têm aqueles que dizem: eu não gosto de trabalhar! Ah! Não gosta de trabalhar e gosta de fazer o quê?

Pois, meus amigos, essa é a diferença crucial entre as pessoas de primeiro mundo e os dos países subdesenvolvidos.

O país que foi colonizado por homens trabalhadores, dispostos a criar uma pátria justa para seus filhos, saiu na frente e alcançou o desenvolvimento.

Antigamente era a indústria que desenvolvia a nação, hoje, as tecnologias tomaram a frente.

Um país que não investe em educação de qualidade e tecnologia fica para trás. E para investir em educação e tecnologia é  preciso muito trabalho.


Por isso, antes de entrar no mercado, descubra o que você gosta de fazer. Se não há demanda, use a sua criatividade: seja um empreendedor. Todos precisam de serviços de qualidade, então: se eduque e mãos à obra, faça a diferença! 

Mas, respondo para quem pergunta: E a remuneração? Olha, de antemão eu já respondo: você gasta mais do que precisa! Aprenda a economizar em épocas de vacas magras e a poupar em épocas de vacas gordas. Isto é: economize o que está escasso e poupe o que sobra.

Nem tudo o que nos é oferecido nas propagandas é essencial: aprenda a consumir!

Enfim, tudo é questão de educação! SE pergunte: você precisa mesmo trocar o carro, o celular, ter cincos variedades de sapatos, ou mais??? Estar sempre na moda vigente é necessário??? 

Pense nisto!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA