PSICANÁLISE

Fracasso ou Superação: Tentativa, erro ou acerto!



Tentativa, erro e acerto! Para você a frustração deve terminar em fracassou ou superação?

Olha, tudo depende do ponto de vista, nem sempre temos a sabedoria de querer o que nos faz bem. Talvez por intervenção divina, nem sempre conseguimos o que queremos, o que nos gera uma grande frustração. Todavia, dita a sabedoria que para toda frustração uma superação. 


E é na superação que encontramos o que realmente precisamos e não o que queremos. A vida da gente segue um planejamento, seja feitos por nós mesmos, seja por outra instância. Nós temos a liberdade de escolher o caminho a seguir, porém toda escolha resulta em consequências e se não soubermos fazer as melhores escolhas, colheremos os danos da nossa imprudência.

A vida é feita de tentativa, erro e acerto. É! Isso mesmo, igual exercício de matemática e é mediante este processo, de tanto tentar, errar e acertar, é que aprenderemos a fazer as melhores escolhas.

Completando ainda, dita a regra que para todo erro uma frustração, entretanto, na vida, sempre poderemos transformar as frustrações em nossas aliadas. Mas, o que são frustrações? 

Frustração nada mais é do que uma sensação, melhor dizendo: uma sensação desagradável de privação do desejo não atendido. Oras, desta sensação cabe uma reação, e a reação é a resposta da nossa psique perante a frustração. E esta resposta pode ser positiva ou negativa, isto é: superação ou fracasso.

Se não soubermos fazer as escolhas certas e da tentativa, erro e frustração, uma superação, poderemos amargar o acúmulo dos fracassos. Porém, isso ainda será melhor do que atingir as metas erradas.

A escolha errada, se alcançada, poderá resultar em morte (a nossa morte), ou resultar em enfermidade grave. Todavia, a morte e a enfermidade nem sempre são castigos, estas podem significar altruísmo e abnegação. 


Um exemplo: O bombeiro ao salvar vidas num incendo pode acabar enfermo ou morto, mas se tornará um herói, ao contrário do assassino incendiário que escolheu tirar vidas inocentes. 

É uma perda lamentável, mas da morte de um herói, muitos serão salvos e o assassino punido com a sua frustração.

Fazer boas e más escolhas nada mais é do que saber escolher entre o BEM e o MAL. Se fizermos sempre as escolhas corretas colheremos bons frutos, e isso não significa ausência de sofrimento, mas evolução.

Aqueles que acumulam fracassos na vida acabam paralisados no tempo. E o que sempre opta pelas piores escolhas, regride em sua evolução.


Fracasso significa mal exito, ruína. Cabe a nós sabermos superar nossas frustrações para atingirmos não o que queremos, mas o que precisamos e só assim sairemos vitoriosos na vida.

E para aqueles que souberam fazer as escolhas corretas, vencer significa felicidade. E o ser humano nada mais ambiciona do que ser feliz, ainda que em sua abnegação. 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA