SOCIEDADE

“A ordem dos tratores não altera o viaduto”, às vezes, altera sim.




O sofrimento torna as pessoas mais resistentes, mais fortes. Consigo o sofrimento traz sabedoria.  Claro que só aquelas pessoas com inteligência conseguem extrair sabedoria do sofrimento.  Há quem se perpetue no erro, o que é prova de estupidez e ignorância.

Fazendo analogia à estrutura de um edifício, para se calcular a carga estrutural é preciso no mínimo ter um esboço prévio do prédio.  Atento a isso, calcula-se as cargas de cada elemento da estrutura tomando o prédio de cima para baixo, ou seja, da caixa d’água até a fundação.

Foto: Pini
Por quê? Porque cada etapa da obra terá que suportar as cargas, simplificando, o peso da estrutura superior. Olha, tomando o exemplo de um prédio de 10 andares, para se fazer o cálculo da resistência do décimo andar, tem que se levar em conta as cargas da estrutura da caixa d’água e forro, e assim por diante, ou seja, o nono acumula as cargas da caixa d’água, do forro e do décimo andar, isso até se chegar na fundação profunda. (veja a figura)

Pensando assim, sabemos que a base tem que ser mais forte do que a cobertura. Nem sempre está no topo é sinal de fortaleza. Por isso, o homem sábio é aquele que preserva suas bases, ou seja, as suas raízes. Sem esquecer que ao tirar um pilar da estrutura, dependendo do pilar, o prédio pode vir a desabar. É, existem elementos fundamentais na estrutura de um prédio, elementos estes responsáveis por mantê-lo em pé.

Demolir um pilar importante, sem o devido cuidado, é o mesmo que dar um tiro no pé! Assim também acontece na estrutura de uma sociedade. Homens sábios entendem, que existem pessoas fundamentais para o equilíbrio do todo. Existem pessoas que são insubstituíveis, existem sim. Não são todas, algumas. Por isso é que um grande empresário de sucesso treina desde pequeno o seu sucessor. Se não for assim, tudo o que ele construiu pode vir a ruir.

Assim também acontece com a nação, algumas empresas e grupos familiares são fundamentais para o equilíbrio do todo. Oras, um país para se manter soberano não pode vir à falência.  

Um governo para se manter resistente precisa de apoios tanto da base governista como da oposição. Isso é o que sustenta uma democracia, na qual todos precisam ser ouvidos. Oras, não se governa apenas para um grupo.

Infelizmente, existem aqueles que colocam em risco toda a estrutura de um prédio, seja por ignorância, por incompetência, ou por pura maldade. Infelizmente, essas pessoas precisam ser combatidas.

Operários - Tarcila do Amaral
O mundo, como um todo, vive em equilíbrio. Uma crise na economia de algum polo importante do planeta pode afetar a todos nós habitantes terráqueos.  Infelizmente, as vezes, é preciso fazer guerra para se manter o equilíbrio mundial. É o que chamamos de guerra pela paz. Oras, um exemplo, convivemos com grupos terroristas de toda ordem (e desordem), não podemos deixar tais grupos livres para fazerem o que quiserem. É preciso combater o terror.

Tem gente que é orgulhoso, se acha o rei da cocada preta, está no topo das suas pretensões, trata a base humilde e desfavorecida com desprezo.  Mal sabe ele que um homem humilde, dependendo do homem, pode comprometer toda a estrutura de um prédio, isto é, o arrimo da estrutura. Pode mesmo abalar justamente a laje em que este orgulhoso habita. E este pretensioso pode vir a ruir, e o humilde sair fortalecido, mais resistente com o sofrimento e o melhor, ileso e vitorioso.


“A ordem dos tratores não altera o viaduto”, às vezes, altera sim.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA