SOCIEDADE E ECONOMIA

Você é previdente?


Ao se construir um edifício, antes de tudo é necessário saber o valor da obra. Por quê? Para evitar prejuízos e atrasos desnecessários. Obras sem orçamento e planejamento podem ficar mais de 60% acima do custo real. Ao planejar e controlar sua obra, você vai: Comprar o que realmente precisa no tempo certo, evitando desperdícios.

Assim também acontece com os orçamentos familiares. Para não fechar o mês sempre no vermelho, você deverá planejar suas despesas. É preciso fazer um balanço entre receita e os gastos.

O mesmo acontece no governo, sejam nas contas públicas, seja no comércio exterior.  Portanto, orçamento e planejamento são fundamentais para a saúde das macro e micro economias mundiais.

Isso mesmo, eu estou falando de saúde. Veja bem, você não planeja suas despesas, fica doente, cadê o dinheiro para se tratar? Vai depender do SUS? Uai, todos sabem que a saúde pública no Brasil está sucateada. É, a gente confia em Deus! Todavia, Deus pode confiar na gente? Uai, Deus não pode nos dar tudo de “mão beijada” neste mundo desigual, não seria justo. Uns fizeram por merecer, outros, não. Será que o tratamento deverá ser o mesmo? Precisamos ser previdentes! E quando falo isso, não falo de guardar o dinheiro debaixo do colchão. Não se deve fazer isso, ele pode perder o valor.

Bom, a vida da gente é como uma conta bancária: Ao nascermos, nós recebemos um crédito, cabe a nós multiplicá-lo ou depreciá-lo. Cabe a nós, escolher entre Deus ou o Diabo. Vai da consciência de cada um. O Diabo escolhe a porta larga, gasta o seu dinheiro e o dinheiro do outro sem se preocupar com o dia de amanhã. E o pior, sem se preocupar com os outros. Aí vem as intempéries da vida e se arrasa o mundo. Já Deus é precavido.

Olha aí, numa mesma residência moram diversas pessoas, com interesses diferentes. Uns optam por Deus, outros pelo Diabo. O pai é responsável pelo orçamento familiar, faz uma caixinha. O filho endiabrado vai lá e mexe na caixinha. Torra o seu dinheiro, o dinheiro das despesas mensais e o dinheiro de seus irmãos com divertimentos. Pronto, taí: todo mundo passando dificuldades. Os filhos de Deus, que dão um duro danado, pegam no pesado no trabalho, acabam por arcar com as despesas da mãe e da casa. E o filho endiabrado fica folgado. Entra mês e saí mês, a situação se repete.

Filho de Deus não é burro, uma hora se revolta e põe o endiabrado pra fora. Passando dificuldades, os endiabrados só fazem reclamar de Deus.

Mudando de assunto: eu estou na Câmara dos Deputados, preciso aprovar uma emenda para levar água e luz aos meus eleitores, que trabalharam duro e estão passando dificuldades em determinada região do país. Lá vêm os endiabrados: - "Quero 50% do valor das obras senão faremos oposição e não liberaremos a emenda". - "Aiaiai, o que eu faço?", digo eu. "Água e luz são fundamentais para a sobrevivência do meu povo". Há um impasse, eu decido fazer jogo duro.  Olha aí, tudo parado na câmara, chega uma hora e a situação fica insustentável! Eis aí a burocracia brasileira! Cabe a mim, negociar: - "50% não, 10"%! "Não aceitamos", diz a oposição! "- 15% é isso ou nada", digo eu! "-20% e não se fala mais nisso", diz a oposição. Ok, ambas partes entram num acordo! Eis aí que as obras saem superfaturadas!

"É Deus e o Diabo na Terra do Sol"! E o povo clama: - "Esse deputado é um “trator”", e a oposição diz: “- Ele é corrupto”, e todos entram num consenso: “- Rouba, mas faz”!

Mas, olha aí gente, rouba pra quem? Na verdade, os endiabrados é que roubam, sejamos justos! O nobre deputado apenas desburocratiza. Se não for assim, gente, os inocentes saem prejudicados.

Então, só cabe a nós, povo, escolher entre Deus e o Diabo, e assumir as consequências de nossos atos. Mas, percebam, façam as contas: Deus é mais rico. Deus é inteligente! Olha, os endiabrados também passam fome e ficam doentes, mas não são previdentes!


Como sempre falo: Diabo sofre mais, gente! Inferno é inferno, não é “festinha e rock in roll”!  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA