CIÊNCIA & TECNOLOGIA - CIBORGUES

Ciborgues já existem, acredite se quiser...


"The Six Million Dollar Man foi uma série de televisão norte-americana produzida e exibida entre 1974 a 1978 pelo canal ABC".
Olha aí, nos findos anos 70 já se falava sobre um homem biônico, uma mistura de máquina com seres humanos - O homem que valia 6 milhões de dólares.

Mas o que tinha ares de ficção científica nos anos 70, hoje já se torna realidade. E se alguém ainda duvidar, que dê uma passeada pelo Japão.

Se bem da verdade, é que o conceito de um homem-máquina, surgiu bem antes, antes mesmo da Segunda Guerra Mundial (advento historicamente considerado como um dos fomentadores da ciência tecnológica). 

"Em 1908Jean de la Hire criou o personagem Nyctalope (um dos primeiros super-heróis), na novela L'Homme qui peut vivre dans l'eauEdmond Hamilton criou exploradores espaciais com uma mistura de partes orgânicas e mecânicas em sua novela The comet doom, em 1928. Criou mais tarde,Capitão Futuro, um personagem com conceitos parecidos. Em uma curta história chamada No woman born (1944), C. L. Moore escreveu sobre uma pessoa que teve todo o seu corpo queimado e cujo cérebro foi colocado em um corpo mecânico".(Wikipedia)

Agora, eu gostaria de fazer um "à parte": "Até o momento utilizei-me apenas do site Wikipédia como fonte de consulta para escrever meu artigo.  Existem controvérsias sobre a qualidade das informações desta enciclopédia. Todavia, acredito eu, que o documento é uma grande fonte de consulta, das mais acessíveis, possibilitando à um grande número de pessoas, um acesso universal às informações. Até agora não constatei nenhum absurdo no que foi informado pelo Wikipédia, acredito que os erros mais intoleráveis se digam respeito às biografias pessoais. Por isso, vamos continuar:


Trazendo o assunto para o mundo real: Segundo, o mesmo Wikipédia, os ciborgues reais seriam pessoas que utilizam tecnologia cibernética para reparar ou superar deficiências físicas e mentais em seus corpos. Por exemplo, uma pessoa que possui um membro mecânico entraria nesta definição.

Lentes de contato implantadas no olho humano que interaja com a internet, nanotecnologias capazes de aumentar nossa capacidade cerebral, membros biônicos melhorando a performance de atletas, corações e outros órgão biônicos; há muito saíram das páginas da ficção para se transformar numa realidade cada vez mais acessível a nós meros mortais, e quem sabe um dia, imortais, graças à tecnologia.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CIÊNCIA - ONDAS ELETROMAGNÉTICAS CEREBRAIS:

O mercado de trabalho não existe sem elas:

DARTH VADER: O VILÃO QUE JÁ FOI HERÓI