ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (1) !

A relação "Tecnologia versus Produtividade"




Tecnologia (do grego τεχνη — "técnica, arte, ofício" e λογια — "estudo"

Um produto da ciência e da engenharia, ou seja, palavra que envolve o conhecimento técnico e científico e a aplicação deste conhecimento por meio de instrumentos e métodos que visam a resolução de problemas.

A tecnologia, como conhecimento aplicado, perpassa todas as áreas de uma organização. Não se trata mais de um diferencial de competitividade, mas um pré-requisito para a manutenção das empresas, logo sua sobrevivência.


Tecnologia precária, produtividade baixa: essa é a lógica matemática. Uma vez que também podemos entender a tecnologia como um conjunto ordenado de todos os conhecimento utilizados na produção. Se conhecimento não vem sem educação...


Então, tecnologia não existe sem educação de qualidade, sendo assim: Educação precária, produtividade baixa.


Por sua vez, produtividade baixa, economia escassa, óbvio. Logo, também podemos contemplar o comportamento da tecnologia como um bem econômico, e, comportando-se como um bem econômico a tecnologia tem um preço. Seu valor no mercado mundial é geralmente bastante elevado, devido, principalmente, a dois fatores: os altos custos para a produção de tecnologia e a valorização devido à grande demanda - por tecnologia.


Explicando: sob a ótica econômica, todas as nações necessitam continuamente de tecnologias novas e melhores para se manterem competitivas no mercado e, consequentemente, sobreviverem, o que justifica a alta demanda por tecnologia por parte das empresas dos diversos nichos econômicos.


E por assim dizer, podemos entender que competitividade requer tecnologias gerenciadas para a redução de custos, melhoria do desempenho dos produtos atuais, desenvolvimento de novos produtos, e redução dos prazos para a introdução de inovações (outra palavra importante).


E para criar coisas novas é preciso criatividade, mas isso será tema de um outro artigo, que abordarei a seguir neste mesmo blog.


Até lá...

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE => TECNOLOGIA EFICIENTE => CRIATIVIDADE = > INOVAÇÕES => ALTA PRODUTIVIDADE 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA