ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (2) !

Inovações Tecnológicas, Criatividade e a Memória...




Recapitulando: A tecnologia é um termo genérico que diz respeito ao encontro entre ciência e engenharia. Serve para processos mais simples, como também complexos, por exemplo: a simples confecção de um bolo com as ferramentas, colher, batedeira e fogão; e o processo mais complexo como o monitoramento climático via satélite. 

A tecnologia é todo processo: no caso bolo, desde a criação da receita (metodologia), a compra dos materiais ferramentas utilizadas, e o modo de fazer (técnica). 


No caso monitoramento climático, compreende todo o estudo de astronomia, engenharia, física, química, etc. (metodologia) à confecção mecânica do satélite e seu lançamento e manutenção (técnica). 


No item bolo, a cozinheira pode ter aprendido a fazer o bolo com a prática do dia-a-dia das donas de casa, ou mesmo numa escola especializada em gastronomia. Quanto ao monitoramento climático, com certeza, a tecnologia se deu fruto de muito estudo em escolas e universidades.Todavia, ambos precisaram de estudo.


Mas o que tem a criatividade a ver com este processo?


No meu artigo anterior, A relação "Tecnologia versus Produtividade",  tratei que para uma empresa se manter competitiva no mercado é necessário tecnologias gerenciadas para a redução de custos, melhoria do desempenho dos produtos atuais, desenvolvimento de novos produtos, e redução dos prazos para a introdução de inovações (outra palavra importante).


E quando se fala em inovações se fala em criatividade. Uma vez que a criatividade é a capacidade de criar, produzir ou inventar coisas novas: a inovação não existirá sem criatividade. Ser criativo é pensar fora da caixinha, ou seja, pensar de maneira diferente.


Mas voltando à inovação, o que consiste a inovação?

A inovação pode ocorrer conforme a melhorar as características de um bem ou processo já existente, conceituada inovação incremental (ou seja, vem a acrescentar); ou de maneira a provocar ruptura no padrão organizacional, quer seja em relação aos seus produtos, quer seja nos processos que opera, denominada inovação radical (isto é, criar o novo).


E incrementar e criar o novo é criatividade, mas...


Falando tecnicamente, a criatividade é uma capacidade humana de grande valor universal, pois tudo indica que aí reside a memória "RAM" (Memória de acesso aleatório) biológica para o impulso da evolução humana. 


Olha aí, sem memória não há criatividade. Mas isso é óbvio, não é? A memória RAM segundo o psiquiatra Augusto Cury, em seu livro "O código da inteligência" (2009) é o fenômeno dos registos da memória. 



De acordo com o psiquiatra, a organização das informações da memória e conseqüente construção de pensamentos e emoções, é registrada milhares de vezes por dia pelo fenômeno RAM (registro automático da memória), construindo a plataforma que forma o Eu, que é a expressão máxima da consciência crítica e capacidade de escolha. Tudo o que percebemos, sentimos, pensamos, experimentamos, tornam-se tijolos na construção dessa plataforma de formação do Eu.
Para expandir o nosso intelecto é necessário decifrar os códigos da inteligência. Estes códigos são chaves que nos permitem "desenvolver o nosso imaginário, a nossa capacidade de superação das intempéries, e as nossas potencialidades intelectuais", Cury (2009).

Sendo assim, o mérito da expressão criativa deriva da complexidade do contexto social no seu desenvolvimento natural e humano, e mais, é fruto do registro em memória dessa complexidade. Um indivíduo criativo é capaz de construir e reconstruir, transformando a nossa realidade. 

Tem gente cheio de idéias, não é mesmo? 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA