EDUCAÇÃO & ECONOMIA: SABEDORIA RURAL

Esperar sim, o tempo certo, mas fazer acontecer!



Quem já viveu no interior sabe muito bem que necessário se faz esperar pelo tempo. É importante para o agricultor escolher a hora certa de arar o solo, a hora certa de semear os grãos, há tempo para crescer e tempo para florescer e frutificar. É necessário esperar pela hora certa de se fazer a colheita para não perder os frutos da semeadura. Então, é importante ter paciência e determinação.

Mas, além de esperar é necessário muito trabalho, trabalho árduo e muito estudo, estudo de qualidade... Deve-se saber escolher o tempo certo para cada coisa, e mensurar a qualidade e a quantidade de cada insumo e serviço, ou seja, é preciso planejar com antecedência.

E para planejar, também é preciso tempo. Feito o planejamento, mãos à obra! E aí é mais trabalho! Para cultivar a terra é preciso dedicação e carinho, ou seja, zelo pelo que se faz.

É preciso eliminar as pragas da colheita, combater o desperdício e cuidar da segurança dos trabalhadores. 

Mas, aí vem a seca (eis o imprevisto) e o que faz o fazendeiro? Cruza os braços? Não! Não se pode cruzar os braços. É preciso fazer chover. 

E o homem faz chover.... Como? Com tecnologia, eis aí a importância dos estudos e das pesquisas. 

Então, já não é hora de esperar, mas de fazer acontecer. E a palavra do momento: iniciativa e inteligência. É preciso movimentar, sair da inércia! 

...E para sair da inércia é preciso trabalho em equipe. Às vezes, o que precisamos é de uma “mãozinha amiga”. Eis a importância da cooperação. Uma coisa puxa a outra, para que haja cooperação é preciso comunicação. Oras, se eu não souber o que se passa com você, como poderei ajudá-lo?

Assim também acontece com os outros setores da economia, que laçam mão da sabedoria do homem rural.

Paciência para esperar o tempo certo planejado e iniciativa para mudar o que está emperrado! Iniciativa para contornar os obstáculos, assim como a água do rio que contorna as pedras para alcançar o mar.


De braços cruzados se posa para foto e mais nada... Por isso, meu povo, mãos à obra!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA