CIÊNCIA NANO...

Nanotecnologia: Um mundo invisível!



Dimensões nanométricas são dimensões menores do que o átomo, dimensões invisíveis ao olho nú, que só podem ser observadas por meio de um super microscópio: o Microscópio eletrônico de varredura (MEV) e o Microscópio de varredura por Tunelamento (STM), que permite a observação de átomos e moléculas ao nível atômico. 

As medidas de nível atômico estão compreendidas na escala nano,... nano, que é o prefixo do sistema internacional de unidades denotando fator de  10−9, ou 1/1 000 000 000. Esta medida é comumente utilizada na notação de tempo e comprimento na eletrônica e nos sistemas de computadores, como 30 nanosegundos (símbolo ns) e 100 nanometros (nm).

E nanotecnologia, o que é? Nanotecnologia é a tecnologia com dimensões inferiores à um átomo.  O princípio básico da nanotecnologia é a construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos. Tal ciência já mostra resultados surpreendentes (na produção de semicondutores, Nanocompósitos, Biomateriais, Chips, entre outros). Criada no Japão, a nanotecnologia busca inovar , aprimorando invensões e proporcionando uma melhor vida ao homem.


A invenção do conceito de nanotecnologia foi atribui ao físico norte-americano Richard Feynman  Em seu discurso There’s Plenty of Room in the Bottom (1959), Feynman imaginou um dia em que as máquinas poderiam ser miniaturizadas.

Uma das aplicações da nanotecnologia mais promissoras, que vem chamando muito a atenção dos cientistas do mundo inteiro é: a nanomedicina, com a criação de nanorrobôs que podem combater vírus. 

Muita coisa que imaginamos ser da ficção científica já estão em teste nos laboratórios da nanomedicina, por exemplo, nanocapsulas de ouro, utilizadas para unir dois tecidos vivos com perfeição, criando uma espécie de “solda biológica”. 

Na farmacologia, nanopartículas com propriedades luminescentes (chamadas de “quantum dots”) foram unidas às enzimas de remédios, permitindo enxergar com precisão como o metabolismo do paciente absorve um medicamento específico.

Implantes de chips que ligam o córtex cerebral à uma cloud computing também são tecnologias da escala nano, bem menores que um grão de arroz. Nanotecnologia é uma ciência da física quântica!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA