CIÊNCIAS HUMANAS: MEMES

Memética: Uma idéia que contamina

Meme, uma transmissão de informação


Sabemos que a sabedoria popular reflete a alma de uma cultura. Essa sabedoria que está nos genes de cada ser de uma sociedade é transmitida de pais para filhos... Mas sabedoria também é algo que contamina... Sabedoria inspira idéias... e idéias sejam boas ou más se propagam no ar como vírus...

Há quem chame isso de Memética... O termo foi cunhado pelo biólogo e escritor britânico Richard Dawkins, em seu livro ´O gene egoísta´; a Memética é o estudo formal dos memes. Mas o que é meme? Meme é considerado como uma unidade de informação que se multiplica de cérebro em cérebro ou entre locais onde a informação é armazenada (como livros).

Explicando melhor: os memes podem ser idéias ou partes de idéias, línguas, sons, desenhos, capacidades, valores estéticos e morais, ou qualquer outra coisa que possa ser aprendida facilmente e transmitida como unidade autônoma.  

Quando usado num contexto coloquial e não especializado, o termo meme pode significar apenas a transmissão de informação de uma mente para outra. Este uso aproxima o termo da analogia da "linguagem como vírus", afastando-o do propósito original de Dawkins, que procurava definir os memes como replicadores de comportamentos.

A memética aplica conceitos da teoria da evolução (especialmente da genética populacional) à cultura humana. Ela tenta explicar vários assuntos controversos, como religião e sistemas políticos, usando modelos matemáticos.

Dito isto, sinceramente, eu espero que você se contamine sempre com boas ideias, sejam no âmbito da religião, política ou demais assuntos...  Devemos sempre afastar o vírus das idéias pessimistas, às vezes suicidas, que deprime tanto a população contemporânea. 

Deus Pai sempre é uma idéia boa de se cultuar, mas essa é a minha opinião.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA