MATEMÁTICA APLICADA: A FORÇA DOS ALGORITMOS

Algoritmo computacional é automação! 



Algoritmos são comandos definidos por meio de expressões textuais ou equações matemáticas.

Apesar do conceito de algoritmo remontar aos antigos matemáticos gregos, como por exemplo a Peneira de Erastóstenes e o algoritmo de Euclides...

Esse conceito de algoritmo só foi formalizado em 1936 pela Máquina de Turing de Alan Turing e pelo cálculo lambda de Alonzo Church, que formaram as primeiras fundações da Ciência da computação.
Os algoritmos, na maioria das vezes, são usados na soluções de problemas. Um algoritmo consiste em uma expressão textual das etapas da resolução de algum problema, seja ele computacional ou não. 
Um exemplo clássico de algoritmo não-computacional é uma receita de bolo, onde consta passo-a-passo os ingredientes e o modo de preparo. 
Já o computacional é feito por meio de equações matemáticas, diante de cada resultado uma tarefa a ser executada. Em suma, o problema contém um conjunto de dados de entrada ( input ) e o algoritmo, na sequência das ações resolventes, produz os dados de saída ( output ).

Um exemplo de algoritmo computacional:
- Porta automática

Se A  = (igual) 30 ( a porta abre)
Se A  < > (diferente) 30 ( a porta fica fechada)

Onde 30 significa pessoas à 30 centímetros da porta... Ou seja: se o sensor capta o sinal de pessoas à 30 centímetros da porta automática, imediatamente é disparado um sinal de computação para abrir a porta... Nesse caso a porta automática conta com um programinha computacional.

Concluindo: Algoritmo computacional é automação!
E o que é automação?
Automação (do latim Automatus, que significa mover-se por si) é um sistema automático de controle pelo qual os mecanismos verificam seu próprio funcionamento, efetuando medições e introduzindo correções, sem a necessidade da interferência do homem. Em seu uso moderno, a automação pode ser definida como uma tecnologia que utiliza comandos programados para operar um dado processo.

Portanto: Antes da aplicação dos algoritmos computacionais, se você quisesse uma porta que abre e fecha sem a necessidade de você encostar na porta; era necessário contratar um porteiro que ao detectar pessoas próximas à portaria abriria imediatamente a porta para sua passagem e depois a fecharia.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA