A ficção imitando a vida real!

ZORRO EXISTIU! 

Nada é impossível... Zorro existiu!



O que acontece na ficção muitas vezes vem de inspiração para a vida real... No século XIX era comum a figura do justiceiro mascarado montado seu cavalo? Estou falando de Zorro...  

Zorro  personagem de ficção, criado em 1919 pelo escritor norte-americano Johnston McCulley. Ele é apresentado como o alter-ego de Don Diego de La Vega, um jovem membro da aristocracia californiana, em meados do século XIX, durante a era do domínio mexicano (entre 1821 e 1846), algumas adaptações para o cinema da história de Zorro o colocam durante a época em que era colônia da coroa espanhola.

Será que existiu um Zorro na vida real? 

O paleógrafo e professor universitário italiano Fabio Troncarelli identificou Zorro em um personagem que realmente viveu no México no século XVII, William Lamport, um aventureiro que teve comportamentos que se assemelham às do Zorro. É a vida real inspirando a ficção... 

O que não é difícil de acreditar porque Zorro não tem nada de sobrenatural... Sendo assim, Zorro pode muito bem ter existido de fato.  

Uma curiosidade que acredito que muitos desconhecem: Zorro é norte-americano, viveu na Califórnia, em plena época do Bang Bang... Aposto que muitos acreditavam que herói fosse mexicano... 

Um espadachim, que após longo período de educação na Europa, Diego/Zorro retorna à Califórnia e passa a defender os "fracos e oprimidos", sob uma máscara e uma capa negra, empunhando uma espada e cavalgando um cavalo igualmente negro de nome "Tornado". Assim como Superman, sem o disfarce, Zorro simula ser um homem que se acovarda diante de situações de perigo.

Outra curiosidade que acredito que poucos saibam... Zorro significa raposa em espanhol... A figura passaria a ser chamada de "Zorro" pela população, porque seus movimentos e sagacidade lembrariam uma raposa (a tradução em português da palavra espanhola "zorro"). O próprio personagem adota a letra "Z" como sua assinatura (três linhas cruzadas), marcando-a com sua espada em paredes e nas roupas de seus inimigos, como sinal de sua passagem.

Mas o mais curioso ainda é que Zorro na verdade é um bandido, ou seja, um herói controverso... O personagem sofreu mudanças ao longo dos anos, mas a imagem típica dele é um bandido mascarado vestido de preto e que defende o povo da Califórnia contra os governos tirânicos e outros vilões. Ele não só é muito astuto como uma raposa, como as autoridades são incompetentes em tentar capturá-lo, mas ele também se deleita em humilhá-los publicamente.

Zorro também é um bandido herói,  uma espécie de Robin Hood da Califórnia. (Robin Hood, herói fictício, foi o fora-da-lei inglês, aquele que roubava dos ricos para dar aos pobres)... Zorro, um homem ético, bondoso, que luta contra um governo tirano... Oras, se luta contra o governo, ainda que tirano, não pode estar muito dentro da lei... Ou seja, Zorro  também é mafioso... Mas, isso é uma outra história que vou contar sobre HERÓIS CONTROVERSOS!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA