Ninguém duvida que os PIRATAS existiram...

PIRATAS: MUITOS... HERÓIS CONTROVERSOS, OUTROS... BANDIDOS FACÍNORAS 


Capitão Gancho, o pirata mais popular!


Quando da exploração das Américas pelos espanhóis e portugueses, entre outros, que vinham para o novo mundo saquear as riquezas dos nativos índios e dos impérios que ali habitavam como os dos Astecas... Os piratas, heróis controversos, ganhariam a simpatia de muitos...

Diz que "quem rouba ladrão tem 100 anos de perdão"... Pois, os Piratas do Caribe saqueavam de verdade eram os navios dos espanhóis e portugueses gananciosos que surrupiavam toda a riqueza dos índios americanos para leva-la à Europa - o velho mundo .

Essa foi uma Era Áurea dos Ladrões Piratas que roubavam para si próprios, outras vezes devolviam parte aos nativos, e muitas vezes escondiam tesouros em ilhas paradisíacas perdidas nos oceanos Pacífico e Atlântico. 

Claro que nem todo pirata era bonzinho, alguns eram verdadeiros facínoras... Mas, diz a lenda que a maioria dos piratas era povo provido de ética...

Navegando nas ondas da internet, encontrei que: Um pirata (do grego πειρατής, peiratés, derivado de πειράω, "tentar, assaltar", pelo latim e italiano pirata) é um marginal que, de forma autônoma ou organizado em grupos, cruza os mares só com o fito de promover saques e pilhagem a navios e a cidades para obter riquezas e poder. O estereótipo mais conhecido do pirata se refere aos Piratas do Caribe, cuja época áurea, conhecida como Época Dourada da Pirataria, ocorreu principalmente entre os séculos XVI e XVIII.  

Todavia os piratas não fizeram sucesso só no Caribe, mas em oceanos de todo o mundo... Um dos piratas mais famosos da história foi o Barba Ruiva (Khizr Reis) almirante de esquadra otomano.  Nasceu numa ilha de Lesbos, Grécia e comandava o navio com seu irmão mais velho, Oruç, e seu outro irmão, İshak . Como navegavam juntos, eram conhecidos como "os irmãos Barbarossa". Khizr se tornou o pirata mais temido do Mar Mediterrâneo, pois ele e seus companheiros cercavam e saqueavam os navios do Sultão Selim.

Entretanto, passando da vida real para a ficção, em popularidade, ninguém supera o Capitão Gancho,  personagem originário do livro e peça de teatro Peter Pan, de James Matthew Barrie, sendo um dos mais conhecidos vilões da literatura e cinema. Gancho é um notório capitão pirata que comanda um navio chamado "Jolly Roger", ancorado em uma baía da Terra do Nunca. Possui a mão esquerda substituída por um gancho, após ter sido decepada propositadamente por seu arqui-inimigo Peter Pan em uma luta contra o mesmo, onde foi dada de comer por Peter Pan a um grande crocodilo-de-água-salgada. O crocodilo apreciou tanto o sabor da mão do capitão, que veio a persegui-lo para devorar o que lhe restou do corpo desde então. Por sorte, o crocodilo engoliu um relógio, e sempre que o animal se aproxima, o 'tic tac' alerta Gancho e o previne de ser devorado.

 Vestimenta

A vestimenta popularmente conhecida dos piratas é:
  • tapa-olhos - são famosos por usarem tapa-olhos, que, diferentemente do que pensa a crença popular (de que eles o usavam por falta do olho ou qualquer outro tipo de problema que o impedisse de enxergar normalmente), servia para manter um dos olhos sempre adaptado aos ambientes escuros.
  • chapéu tricórnio, ou chapéu de três lados.
  • Ganchos e pernas de pau - a pirataria era um trabalho difícil e perigoso; os piratas geralmente perdiam membros em batalhas e acidentes.
  • Armamentos - os piratas geralmente usavam armas de pederneira, cutelos na forma de machado e adagas.
  • Papagaios - os piratas geralmente capturavam papagaios para vender.

 Código de Ética

Exemplo de um código de conduta dos piratas, que prova que eles não eram lá tão libertinos. Os piratas possuíam suas leis...
  • Todos os homens devem obedecer ao código civil; o capitão tem direito a uma parte e meia de todos os prêmios; o imediato, o carpinteiro, o mestre e o homem de armas têm direito a parte e um quarto do saque
  • Se alguém tentar fugir, ou guardar algum segredo do resto da tripulação, ele deve ser abandonado numa ilha deserta com uma garrafa de pólvora, uma garrafa de água (o suficiente para sobreviver dois ou três dias), uma pequena arma e munições.
  • Se alguém roubar alguma coisa, ou jogar, no valor de uma pesos, ele deve ser abandonado numa ilha deserta com uma pistola contendo uma única bala.
  • Se alguma vez nós nos tivermos de encontrar com outro pirata e esse homem seguir o seu código sem o consentimento do nosso capitão e da nossa tripulação, deve sofrer a punição como o capitão e a tripulação quiserem.
  • O homem que desrespeitar estes artigos enquanto este código estiver em vigor, deve ser punido com a lei de Moisés (40 chicotadas sem faltar nenhuma) nas costas despidas.
  • O homem que abocanhar as suas armas ou fumar tabaco no porão, sem uma tampa no cachimbo, ou carregar uma vela acesa sem lanterna deve ter a mesma punição que o artigo anterior
  • O homem que não mantiver as suas armas prontas para o combate, que ficar noivo, ou se esquecer da sua função, deve sofrer qualquer punição que o capitão e a tripulação quiserem
  • Se um homem perder o seu casamento, deve ganhar 400 pesos; se perder um membro, 800.
  • Se alguma vez te encontrares com uma mulher prudente, e esse homem se oferecer a intrometer-se com ela sem o consentimento dela, deve sofrer morte certa.
  • O homem que fica para trás é deixado para trás.
Encontrando tesouros perdidos...

Mas, deixando nossa imaginação vagar... que legal seria se pudéssemos encontrar os mapas perdidos dos piratas e nos aventuramos pelos oceanos a procura de tesouros secretos... Dizem que há muitos tesouros escondidos por piratas que até hoje não foram encontrados... Realmente, seria uma aventura e tanto! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA