MAIS SOBRE DESENHOS ANIMADOS...

 Scooby-Doo, Where Are You?





Hanna-Barbera é mesmo fantástico. São deles os melhores desenhos animados de todos os tempos, ou pelo menos, está entre os melhores. Alguns dos mais divertidos personagens que povoaram a infância de várias gerações, como Tom & Jerry, Os Flintstones, Zé Colméia e Scooby-Doo, nasceram dos traços e da imaginação de William Hanna, que formou com Joseph Barbera, seu sócio e também cartunista, uma das empresas pioneiras do mundo da animação (Hanna-Barbera). 

Mas, hoje eu vou falar é de Scooby-Doo,... Por que esse cachorro e essa equipe de detetives fazem tanto sucesso desde o final da década de sessenta até a atualidade? Por quê? 

Constituído por um grupo de quatro pessoas metidas a detetives Fred, Velma, Daphne e Salsicha, com um Dogue Alemão falante chamado Scooby-Doo, que viajam numa van chamada Máquina Mistério, e ajudam a investigar casos misteriosos. Visitam lugares inóspitos, casas mal-assombradas, parques abandonados, pântanos e ilhas, a maioria das vezes ameaçados por monstros, zumbis, vilões, mas considerando os episódios, são a maioria das vezes chamados de "fantasmas", mesmo não sendo.  

A fórmula dos episódios é sempre a mesma, mas isso não tira o brilho do programa: depois de uma cena de perseguição ou uma sequência musical, e por meio de algum plano ou ideia mirabolante, os vilões sempre são pegos. Estão sempre mascarados e as verdadeiras identidades são reveladas ao tirarem suas máscaras. Por trás delas há sempre o rosto de algum personagem já conhecido na história. Cada vez que são desmascarados, os vilões sempre dizem: "Eu teria conseguido se não fossem por aqueles garotos enxeridos e esse cachorro idiota". Esse bordão (a tradução para a dublagem quase sempre muda as palavras) faz parte de quase todos os desenhos e filmes realizados. 

A verdade é que todo ser humano adora ver as máscaras caírem... Como é bom desmascarar o hipócrita, descobrir o falso amigo, desmantelar uma quadrilha de criminosos que quer se dar bem enganando pessoas inocentes... E ninguém é melhor para fazer isso do que o" melhor amigo do homem", o cachorro... 

O mais legal Scooby-Doo fala,... vocês acreditam que cachorros e outros animais de estimação como gatos e passarinhos consigam se comunicar com seus donos, ou melhor (seus pais)? A ciência comprova que há animais que possuem linguagem até mais sofisticada do que as dos seres humanos... 

Por muito tempo chamamos os outros animais de “irracionais”. Felizmente, a ciência cada vez mais tem percebido que bichos têm sentimentos, são capazes de compreender situações e não só reagir por instinto. E mais: alguns deles possuem complexos sistemas de comunicação. Sejam sons ou gestos, estes animais se comunicam entre si e com o meio ambiente ao seu redor. Saiu na Superinteressante da Editora Abril...

Conheça cinco espécies de animais com um sistema de linguagem complexo:


1. Golfinhos chamam uns aos outros pelo nome (sinal de empatia)

2. Cães-da-pradaria descrevem informações complexas em um único latido (poder de síntese)

3. Elefantes se comunicam com sons e gestos (uso de semiótica)

4. Babuínos são capazes de “falar” como nós (poder de articulação)

5. Papagaios fazem mais do que imitar sons (entendem conceitos);

Bom...

Eu, da minha parte, sempre conversei e recebi respostas dos meus cachorros, gatos e passarinhos, e demais animais de estimação... Às vezes, a gente se entende até melhor com esses animais que tanto amamos e que também nos amam.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA