MULHER MARAVILHA

Salvar o mundo também é coisa para as mulheres!

 Uma maravilha de mulher...

 

Quando foi criada, o mundo dos quadrinhos era estritamente do domínio do homem... Mas, salvar o mundo também é coisa de mulher...A Mulher-Maravilha é a princesa e embaixadora das Amazonas da ilha paradisíaca Themyscira e filha da rainha das amazonas, Hipólita. Ela foi mandada ao “mundo dos homens” para propagar a paz, sendo a defensora da verdade e da vida na luta entre os homens e o firmamento, entre os mortais e os deuses. Possuindo habilidades super-humanas e seu laço da verdade, ela faz parte da trindade da DC Comics e muitas vezes funciona como o equilíbrio entre os extremos de Superman e Batman.Tornou-se integrante da Liga da Justiça.

Para entender o personagem, precisamos saber primeiro o que é  uma amazonas...Ah... sim, não estou falando do estado brasileiro do Amazonas... E a Mulher Maravilha não é uma índia do Amazonas, mas sim uma Deusa Grega!

As amazonas eram as integrantes de uma antiga nação de mulheres guerreiras da mitologia grega. Heródoto (historiador grego) as colocou numa região situada às fronteiras da Cítia, na Sarmácia.

Entre as rainhas célebres das amazonas estão Pentesileia, que teria participado da Guerra de Troia, e sua irmã, Hipólita, cujo cinturão mágico foi o objeto de um dos doze trabalhos de Hércules. Saqueadoras amazonas eram frequentemente ilustradas em batalhas contra guerreiros gregos na arte grega, nas chamadas amazonomaquias.

Com o passar do tempo, o termo amazonas tomou um conceito moderno...A partir do período moderno, amazonas passou a ser associado com as mulheres guerreiras da atualidade. O termo Amazonas é frequentemente utilizado para se referir a mulheres que montam a cavalo, participando em provas de equitação em destreza ou salto.

É engraçado como as histórias de super-heróis se passam sempre em períodos de guerra, inclusive as guerras do mundo real são retratadas nos quadrinhos... Mulher Maravilha não foge à regra e também se torna uma super-heroína combatendo a Segunda Guerra Mundial:

As amazonas sempre viveram numa vida pacífica, sem muitos conflitos ou guerras, mesmo assim elas treinam todos os dias, para estarem preparadas para o dia em que homens invadam a ilha. Os sejam se tornam guerreiras para se defender contra um ataque iminente...

Logo na primeira HQ da Mulher-Maravilha, Steve Trevor, um piloto do exército americano acaba chegando a ilha depois de seu avião ser abatido por um caça nazista. As amazonas cuidam de seus ferimentos e decidem ajudá-lo a retornar para sua casa. Hippolyta decide que aquela que se provar a mais brava das amazonas ficará incumbida da tarefa de levar o soldado de volta. 

Diana acaba se apaixonando pelo piloto e é proibida pela mãe de participar da disputa. Disfarçada com um capacete, Diana se torna a campeã da disputa e a rainha, mesmo relutante, aceita sua vitória e a deixa ir. Diana recebe as roupas da civilização que visitará. Além das roupas, Diana recebe também o laço da verdade, braceletes indestrutíveis e uma tiara que pode ser usada como bumerangue.

 Quando se muda para o mundo dos homens, começa a trabalhar como enfermeira da força aérea americana e adota o nome de Diana Prince. As primeiras histórias da Mulher-Maravilha são quase sempre focadas na Segunda Guerra Mundial e ao contrário do Superman ou Batman, Diana realmente luta na guerra, se tornando uma campeã e grande heroína de guerra. 

Enquanto a Mulher-Maravilha batalha contra os alemães ou japoneses, Diana - a sua identidade secreta - se preocupa com seu marido. Uma mulher como todas as outras, que preocupa com a família, marido e filhos, mas que arregaça as mangas e vai combater uma guerra no mercado de trabalho... dona de casa e profissional de mercado, mas o mercado da Mulher Maravilha é combater na guerra... Essa mulher é um soldado de guerra!

As histórias de Diana serviam de inspiração para meninas e mulheres, numa época em que só os homens lutavam na guerra. Ela virou uma espécie de ídolo, um modelo a ser seguido pelas mulheres da época. 

Mudando de assunto...
Uma curiosidade: Na verdade o avião invisível da Mulher Maravilha é transparente e não invisível de fato, uma vez que podemos ver a heroína pilotando o avião suposto invisível.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA