UM SUPER-HERÓI ECOLÓGICO!

Aquaman: O rei da Atlântida



A primeira história da origem de Aquaman foi apresentada em flashback em sua estreia na More Fun Comics #73 (Novembro de 1941), narrada pelo próprio personagem:

"A história deve começar com meu pai, um famoso explorador submarino—se eu falasse o nome dele, você iria reconhecê-lo. Minha mãe morreu quando eu era bebê, e ele voltou para o seu trabalho de resolver os segredos do oceano. Sua maior descoberta foi uma cidade antiga, no fundo do mar ,onde nenhum mergulhador já havia entrado. Meu pai acreditava que era o reino perdido de Atlântida. Ele construiu uma casa à prova d'água em um dos palácios e viveu lá, estudando os registros e dispositivos de sabedoria maravilhosa da raça. A partir dos livros e registros, ele aprendeu as formas de me ensinar a viver sob o oceano, puxando o oxigênio da água e usando todo o poder do mar para me fazer maravilhosamente forte e rápido. Treinando e uma centena de segredos científicos, me tornei o que você vê—um ser humano que vive e prospera debaixo d'água".

... Assim Aquaman se torna o rei da Atlântida ... Aquaman é mais um dos mutantes super-heróis... Um super-herói com cunho ecológico muito forte, pois trata-se do guardião dos oceanos... Apesar que o personagem não se abstém ao mundo do mar... Mas, vem à tona ajudar os simples humanos.  E aí  que ele, Aquaman, acaba fazendo parte da "Liga da Justiça" (instituição de super-heróis que vamos conhecer em uma outra história que vou lhes contar)...

E Atlântida? Para entender o universo de Aquaman, antes precisamos entender o que é Atlântida... 

Atlântida (em grego, Ἀτλαντίς - "filha de Atlas") é uma lendária ilha ou continente cuja primeira menção conhecida remonta a Platão em suas obras "Timeu ou a Natureza" e "Crítias ou a Atlântida".

Nos contos de Platão, Atlântida era uma potência naval localizada "para lá das Colunas de Hércules", que conquistou muitas partes da Europa Ocidental e África, 9 mil anos antes da era de Solon, ou seja, aproximadamente 9600 a.C.. Após uma tentativa fracassada de invadir Atenas, Atlântida afundou no oceano "em um único dia e noite de infortúnio".

Há quem diga que a lendária ilha realmente exista no fundo do mar... E não é difícil imaginar os mutantes que existam por lá... Imagino que para chegar à Atlântida só mesmo com ajuda de um portal quântico... Se eu acredito no reino perdido???... Oras, meus amigos...o mundo evolui de tal maneira que eu não duvido mais de nada...

Mas, enquanto não existem provas, que façamos como o exemplo de Aquaman e lutemos para salvar as águas dos oceanos, que o homem teima em poluir... Há quem fale que os oceanos são os pulmões do nosso planeta... Suas algas e plântons geram o oxigênio que necessitamos para nossa sobrevivência aqui na superfície da Terra.  

 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA