UNIVERSO STAR WARS!

 Que a Força esteja com você!





O iluminismo, também conhecido como século das luzes e ilustração, foi um movimento intelectual e filosófico que dominou o mundo das ideias na Europa durante o século XVIII, "O Século da Filosofia".

O Iluminismo incluiu uma série de ideias centradas na razão como a principal fonte de autoridade e legitimidade e defendia ideais como liberdade, progresso, tolerância, fraternidade, governo constitucional e separação Igreja-Estado.

Mas, eu só falo aqui de iluminismo para ilustrar minha tese pessoal de George Lucas, em seu filme Star Wars, se inspirou no movimento iluminista para criar o que os Jedis chamam de: A Força!
 
A Força é um poder metafísico e onipresente que faz parte do universo ficcional de Star Wars criado por George Lucas. Mencionado já no primeiro filme da série (Star Wars) em 1977, ele é parte integrante de todas as encarnações subsequentes de Star Wars, incluindo o universo expandido de histórias em quadrinhos, romances e jogos de videogame.

Dentro da saga Star Wars, a Força é um campo metafísico capaz de dar poderes aos seres vivos que são sensíveis a ele. Os maiores praticantes da Força na saga são as ordens monásticas Jedi e Sith. 

A Força Viva é vista como influenciada pelas emoções dos seres vivos. Possui dois aspectos: Luz e Trevas, que têm a ver com as atitudes morais dos seres. A Luz é caracterizada pela compaixão, bondade, altruísmo, humildade. O lado sombrio é caracterizado por ódio, raiva, maldade e ganância. Na filosofia Jedi, a Força é a luz, ou seja: é serena e equilibrada. O lado sombrio abala este equilíbrio com sentimentos negativos, tais como ódio e a maldade, empoderado pelos Siths.

Se fizermos uma alusão à Bíblia Sagrada, podemos entender a Luz como os ensinamentos de amor fraterno de Cristo Jesus e O Lado Negro da Força como os pecados em Satanás.

O temo A Força de Star Wars também pode fazer alusão à Iluminação (ou esclarecimento) Espiritual...  Significa, de modo geral, a aquisição de uma nova sabedoria ou entendimento, capacitando uma percepção mais clara sobre algo. Entretanto, a palavra em português cobre dois conceitos bastante distintos: um religioso ou espiritual (em língua alemã, Erleuchtung) e outro secular ou intelectual (em Alemão: Aufklärung). Isto pode causar confusão, pois aqueles que se referem a iluminação intelectual frequentemente rejeitam conceitos religiosos.

No uso religioso, a palavra "iluminação" está intimamente associada às experiências religiosas do sul e leste da Ásia, sendo usada para traduzir palavras como (no budismo) Bodhi ou satori, ou (no hinduísmo) moksha. O conceito também tem paralelos nas religiões abraâmicas (na Kabbalah, na tradição Judaica, no Cristianismo místico, no sufi e na tradição do Islam).

No seu uso secular, como já dizemos no início deste texto, o conceito se refere principalmente ao movimento intelectual Europeu conhecido como iluminismo, também chamado de racionalismo, referindo ao desenvolvimento filosófico da racionalidade científica dos séculos XVII e XVIII.

Contudo, iluminados ou não... meus caros, eu desejo que a Força esteja com vocês... Do meu lado, eu já escolhi, adivinhem... A Luz!


  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA