ADMINISTRAÇÃO!

 O QUE VOCÊ FAZ COM SEU FEEDBACK?

 ... PODE FAZER A DIFERENÇA!




Se você estudou um pouco, com certeza já ouviu falar na Terceira Lei de Newton ou o  Princípio da Ação e Reação... Se um corpo A exerce uma força em um corpo B (ação), o corpo B simultaneamente exerce uma força de mesma magnitude no corpo A (reação) — ambas as forças possuindo mesma direção, contudo sentidos contrários.

Mas,  se eu introduzi esse assunto da física clássica na verdade foi para falar de um assunto muito em voga na administração moderna... O feedback...

Retroalimentação ou realimentação também denominada por feedback, cujo significado técnico é "retorno da informação ou do processo". É o efeito retroativo ou informação que o emissor obtém da reação do receptor à sua mensagem, e que serve para avaliar os resultados da transmissão, ou até mesmo dar uma resposta. O termo se originou nas ciências como Física, Química, Biologia e Engenharia.  

Quando você inicia um processo, você age pensando num objetivo... Por exemplo: Meu objetivo é deixar a casa limpa... Então, eu penso: o que é necessário fazer para deixar uma casa limpa? Assim eu listo uma série de atividades que terá como consequência: a casa limpa. Por exemplo: varrer o chão, passar pano, lavar pias e louças, tirar teias de aranha, lustrar os móveis, etc...

Com isso, ao final do seu trabalho, sua casa estará limpa... Por quê? Porque você fez faxina... Então, a faxina é a causa da limpeza de sua casa. 

Causalidade é a relação entre um evento A (a causa) e um segundo evento B (o efeito), provido que o segundo evento seja uma consequência do primeiro . Identifica-se logicamente a causalidade em "se não A, então não B", provida a ocorrência empírica de ao menos um B. A expressão anterior não equivale a rigor à expressão "se A, então B", sendo contudo esta e não aquela a usualmente atrelada em senso comum ao conceito de causalidade. 

Nesse caso A é faxina (a causa) e B é a limpeza (o efeito)... mas onde entra o feedback? O feedback é a informação se a limpeza está satisfatória, ou seja, se a limpeza foi bem feita e de forma econômica... Então, a dona de casa chega para conferir o trabalho da faxineira e descobre que ainda existe sujeira debaixo dos tapetes e que a faxineira acabou com todo o sabão em pó do mês inteiro... 

No exemplo acima, observamos que o feedback será negativo, ou seja, a faxina não foi bem feita, por isso a casa não ficou totalmente limpa...

Em cima desse feedback cabe a ambas partes tomarem iniciativas: 1) A dona de casa pode trocar de faxineira, ou fazer um treinamento e dar uma nova chance à mesma faxineira... 2) A faxineira pode desistir do serviço e partir para uma nova atividade, ou procurar aprender com os erros e melhorar o seu trabalho...

Com isso, quero chamar a atenção para o fato de que não adianta um feedback se você de posse da informação não tomar medidas para aprimorar o processo... Seja na administração de uma casa, seja na administração de uma empresa... Da sua "Ação e Reação", depende o seu sucesso!

 


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