CIÊNCIA

Quanto mais rápido pensamos, mais rápido é a percepção da passagem do tempo...

Porque pensamento, sendo energia, também se movimenta




O tempo é uma dimensão no espaço, espaço é comprimento, largura e altura, mas o tempo é velocidade* de movimento no espaço, ou seja, no comprimento, largura e altura... Por isso, o tempo é relativo, ele deriva do ponto de vista, se nosso ponto de vista é o planeta Terra, então devemos calcular o tempo mediante a velocidade e distância percorrida pelo planeta em seu giro pelo próprio eixo e pelo giro em torno do Sol... Mas, se mudamos o ponto de vista, por exemplo, agora vamos avaliar o tempo no planeta Marte, então, as variáveis distância e velocidade mudam e assim, muda a percepção de tempo.

*(A velocidade depende da massa e da força gravitacional do que chamamos ponto de vista, isto é, do ponto a partir do qual um objeto é mensurado no espaço)... A dimensão tempo pesa na curva gravitacional!

No artigo anterior falamos de Tempo Planck...

Tempo de Planck é o tempo passado sobre o Big Bang a partir do qual as implicações da teoria da relatividade geral passaram a ser válidas. Este intervalo de tempo situa-se na ordem dos 10−43 s. Para regressões menores que o tempo de Planck é necessária uma teoria quântica da gravidade para explicar os fenômenos observados. Embora separado do instante inicial por uma fração ínfima de segundo, o Tempo de Planck não se confunde com o momento do Big Bang, porque a matéria energia passou por mudanças dramáticas naqueles pedaços infinitesimais de tempo que se sucedera a ocorrência da explosão inicial, que permitiu a expansão das 3 dimensões espaciais a que estamos acostumados a viver (altura x largura x profundidade) ao longo da 'linha do tempo'. 

Por isso, por meio de Tempo de Planck, que é um índice de medida, podemos calcular a idade do nosso universo...

Filosoficamente falando,  a noção em senso comum de tempo é inerente ao ser humano, visto que todos somos, em princípio, capazes de reconhecer e ordenar a ocorrência dos eventos percebidos pelos nossos sentidos. Contudo a ciência evidenciou várias vezes que nossos sentidos e percepções são mestres em nos enganar. 

A percepção de tempo inferida a partir de nossos sentidos é estabelecida via processos psicossomáticos, nos quais variadas variáveis, muitas com origem puramente psicológica, tomam parte, e assim como certamente todas as pessoas presenciaram em algum momento uma ilusão de ótica, da mesma forma de que em algum momento houve a sensação de que, em certos dias, determinados eventos transcorreram de forma muito rápida, e de que em outros os mesmos eventos transcorreram de forma bem lenta, mesmo que o relógio - aparelho especificamente construído para medida de tempo - diga o contrário. 

Mas, é claro, isso também depende da velocidade de nossos pensamentos... Quanto mais rápido pensamos, mais curto é o nosso tempo... Pensamos em um montão de coisa, pensamos e agimos rápido e assim o tempo voa e você fez um monte de coisas e nem viu o tempo passar...

Passado, presente e futuro...

O passado é uma instância de tempo fantasmagórico, são os rastros de partículas deixadas pelo movimento dos objetos, inclusive a nível subatômico, lembrando que tudo no universo se move, ou seja, gira, até nossas menores moléculas... O passado é virtual, há mais onda energética do que matéria de partícula... Mas, o passado é mais denso que o futuro que é espiritual e também virtual, e isto implica dizer que o futuro é formado apenas por onda energética... É o movimento do presente que projeta o futuro, ao se movimentar, o presente emite ondas de energia para frente.

Já o presente é formado por uma realidade fluídica, que é material, mas por se mover rapidamente, a todo instante deixa de ser... vira passado e projeta futuro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA