CULTURA

Uma história de amor verdadeiro!



Eu tenho um gato, que se chama Tigrinho miúdo, porque ele é forte e rajado como um tigre, mas é pequenininho e adorável feito animal de pelúcia... Hoje eu me encontro com mais de 40 anos, mas desde à terna infância, amo os animais de estimação ... Além do Miúdo eu tenho outros sete gatos que me fazem companhia, sou portadora de transtorno mental e eles me fazem muito bem, aplacando minha depressão... São fontes de ocitocina (no quesito desenvolver apego e empatia)... ocitocina que é o hormônio do amor verdadeiro...

Ocitocina ou oxitocinona é um hormônio produzido pelo hipotálamo e armazenado na p90-hipófise posterior (Neurohipófise) tendo como função: promover as contrações musculares uterinas; reduzir o sangramento durante o parto; estimular a libertação do leite materno; desenvolver apego e empatia entre pessoas; produzir parte do prazer do orgasmo; e modular a sensibilidade ao medo (do desconhecido). Ou seja: amor de mãe! E eu sou muito maternal.

Ontem falei sobre como os animais ajudam as pessoas doentes com transtorno mental à superar suas dificuldades e dores... Mas, um animal de estimação faz muito bem para pessoas sadias também, principalmente se tratando de crianças... Para ilustrar essa história hoje vamos falar de Calvin e Hobbes...

Calvin é um garoto de seis anos de idade cheio de personalidade, que tem como companheiro Hobbes, um tigre sábio e sardónico, que para ele está tão vivo como um amigo verdadeiro, mas para os outros não é mais que um tigre de pelúcia. De acordo com alguns críticos, as fantasias mirabolantes de Calvin constituem frequentemente uma fuga à cruel realidade do mundo moderno para a personagem e uma oportunidade de explorar a natureza humana para Bill Watterson. 

Calvin and Hobbes (Calvin & Hobbes em Portugal, Calvin e Haroldo no Brasil) é uma série de tiras criada, escrita e ilustrada pelo autor norte-americano Bill Watterson e publicada em mais de 2000 jornais do mundo inteiro entre 18 de novembro de 1985 e 31 de dezembro de 1995, tendo ganho em 1986 e 1988 o Reuben Award, da Associação Nacional de Cartunistas dos Estados Unidos.

O que são tirinhas?... (não confundam com tiradas)!

Uma tira de banda desenhada (chamada ainda de tira cómica  ou tirinha/tira de quadrinhos) é o equivalente em português do termo inglês comic strips, o qual se refere a uma apresentação possível de banda desenhada, caracterizada por uma série de vinhetas, publicada regularmente (normalmente diariamente ou semanalmente), em jornais , revistas e mais recentemente nas páginas da Internet (webcomics). Estrutura-se em enunciados curtos, e traz um conteúdo em que predomina a crítica, com humor, a modos de comportamento, valores, sentimentos, destacando-se, portanto, nessa composição, códigos verbais e não-verbais.

Alguns exemplos de tiras:
  • cartum (em inglês single panel) - cartum é um narrativa de apenas um quadro ou vinheta. Muitos cartuns são sindicalizados e publicados diariamente, em uma página de jornal.
  • tira diária (em Inglês, daily strip) - tiras que se desenvolvem em algumas entre três e quatro vinhetas horizontais, alinhados horizontalmente e geralmente publicadas em preto e branco por causa do ritmo de publicação.
  • pranchas dominicais (em Inglês, sunday strip) - normalmente enchem uma página e são publicadas em cores.
  • topper - pequena tira publicada junto com a prancha dominical.
  • Yonkoma - tiras de origem japonesa, possuem quatro vinhetas verticais.

Por que estou explicando o significado de tirinhas? Porque um outro fator que ajuda a combater a depressão é uma boa leitura... principalmente se tratando de quadrinhos, claro, quadrinhos bem escritos e desenhados e de conteúdo sadio! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA