SOCIOLOGIA!

PRÉ - CONCEITO DE CLASSES É IGNORÂNCIA! 




Há muito preconceito de classes, um sujeito que fala muito alto e muito errado é frequentemente mal visto por intelectuais, principalmente - os intelectuais de esquerda... 

Esse sujeito que fala alto e errado pode ser um burguês endinheirado... o intelectual de direita não teria tanto preconceito... Talvez até ajudasse a resolver um possível problema de audição, desse sujeito que fala alto... e lhe arrumasse uma escola de aprendizagem de adultos...

Por incrível que parece a esquerda é muito mais preconceituosa do que a direita... inclusive em relação à raça... Um intelectual de esquerda também não gostaria de um preto se esse fosse rico... E olha que nem estou falando do intelectualoide (o intelectual analfabeto funcional).

Mas, por que estou falando disso? Porque tem muita gente que não entende o que é classe social...

Tem gente, inclusive até estudiosos, que acha que classe social só se divide mediante caráter econômico, e não deixa de ser verdade, mas não é só isso, tem a questão social também... classe social está relacionada ao poder aquisitivo, ao acesso à renda, à posição social, ao nível de escolaridade, ao padrão de vida, entre outros...

Vejamos um exemplo uma faxineira que ganha muito dinheiro, mas que nunca estudou... em relação ao poder aquisitivo, ela subiu de status, mas em relação sócio-educacional  ela se manteve uma proletária... Então, a gente pode até dizer que ela é uma proletariada classe média alta... mas, ela não deixa de ser proletária devido ao seu emprego e a sua escolaridade.

Um intelectual / cientista descendente de nobres, que por ventura, adoeceu e não consegue mais se sustentar... esse continua sendo um aristocrata, mas agora ele está na base financeira... Assim, a gente pode chamar esse sujeito de aristocrata de base... mas que não deixa de ser classe A (alta), devido educação e padrão de vida!

Mas, vamos entender mais sobre o conceito de classe social... 

Uma classe social é um grupo de pessoas que têm status social similar segundo critérios diversos, especialmente o econômico assim como de que família pertence e nasceu, o chamado ter ou não "berço". Diferencia-se do conceito casta social na medida em que ao membro de uma dada casta normalmente é impossível mudar de status e mudar de classe social de que é originário é possível de acontecer. 

Segundo a óptica marxista, em praticamente toda sociedade, seja ela pré-capitalista ou caracterizada por um capitalismo desenvolvido, a desigualdade social através da classe social está relacionada ao poder aquisitivo, ao acesso à renda, à posição social, ao nível de escolaridade, ao padrão de vida, entre outros.
 Existe a classe dominante (por exemplo, a burguesia), que controla direta ou indiretamente o Estado, e as classes dominadas por aquela, reproduzida inexoravelmente por uma estrutura social implantada pela classe dominante. 

Segundo a mesma visão de mundo, a história da humanidade é a sucessão das lutas de classes, de forma que sempre que uma classe dominada passa a assumir o papel de classe dominante, surge em seu lugar uma nova classe dominada, e aquela impõe a sua estrutura social mais adequada para a perpetuação da exploração. 

Conhecendo um pouco as classes...

Proletariado (do latim proles, “filho, descendência, progênie”) é um conceito usado para definir a classe antagônica à classe capitalista. O proletário consiste daquele que não tem nenhum meio de vida exceto sua força de trabalho (suas aptidões), que ele vende para sobreviver. 

O proletário se diferencia do simples trabalhador, pois este último pode vender os produtos de seu trabalho (ou vender o seu próprio trabalho enquanto serviço), enquanto o proletário só vende sua capacidade de trabalhar (suas aptidões e habilidades humanas), e, com isso, os produtos de seu trabalho e o seu próprio trabalho não lhe pertencem, mas àqueles que compram sua força de trabalho e lhe pagam um salário. 

Burguesia é um termo com vários significados históricos, sociais e culturais. A palavra se origina do latim burgus, significando "cidade", adaptada para várias línguas europeias. Burgueses, por extensão, eram os habitantes dos burgos, em oposição aos habitantes do campo. Na Idade Média o conceito se limitou a uma específica classe social formada nos burgos, conhecida como a burguesia propriamente dita, que detinha o direito de cidadania, o qual acarretava vários privilégios sociais, políticos e econômicos. Com o passar do tempo esta classe tomou o poder nas cidades, excluiu a nobreza feudal de todas as funções públicas e ainda mais tarde, em muitas das cidades mais importantes e ricas, seu estrato superior passou a ser considerado nobre em seu próprio direito. 

A partir de fins do século XVIII o conceito de burguesia foi redefinido por sociólogos, economistas e historiadores, referindo-se a uma classe detentora de uma cultura particular, meios econômicos baseados em capitais e uma visão materialista do mundo. Na difundida teoria de Karl Marx, o termo passou a denotar a classe social que detém os meios de produção de riqueza, e cujas preocupações são a preservação da propriedade e do capital privados, a fim de garantir a sua supremacia econômica na sociedade em detrimento do proletariado. Na teoria social contemporânea o termo denomina a classe dominante das sociedades capitalistas. Para muitos autores a diversidade de significados e atributos ao longo do tempo e nas várias regiões assinala o caráter polimorfo da burguesia e a controvérsia acadêmica que a cerca atesta a dificuldade de defini-la com precisão. Na contemporaneidade o termo é atribuído a um grande espectro de grupos sociais que nutrem ideologias e interesses muito diversos e se originam de condicionantes e contextos igualmente diferenciados. 

Aristocracia é uma forma de governo na qual o poder político é exercido por nobres, pessoas de confiança dos Monarcas ou dos Regente iniciados na visão filosófica e política de Aristóteles.
A aristocracia teve origem na necessidade de um novo governo que criaria e colocaria a tirania imperialista, forma de governo em que o poder se concentrava em uma pessoa. 

Tal como a oligarquia, a tirania era uma forma de governo perversa, desviada da originária monarquia. Um exemplo de estado governado pela aristocracia é a antiga cidade-estado de Esparta, que, durante toda a sua história, foi governada pela aristocracia latifundiária guerreira. 

A conotação negativa do termo surgiu quando a aristocracia passou a ser confundida com oligarquia, quando os governantes atendem a interesses privados... 

Como já disse, pré-conceito de classe é ignorância!





 




  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA