DESENHO DE ANIMAÇÃO...

OS JOVENS JUSTICEIROS NA CAVERNA DO DRAGÃO...





Um feiticeiro maléfico, opressor de diversos povos e raças, com grandes habilidades místicas. Ao longo do seriado, o Mestre dos Magos dá a entender que o Vingador já foi uma boa pessoa há muito tempo, e que o vilão se demonstrou o maior dos erros do Mestre...

Com certeza quem foi criança a partir da década de 80 sabe de quem estou falando... O Vingador ... 

E aí eu vou abrir um parêntese para falar sobre vingança... 

Vingança consiste na retaliação contra uma pessoa ou grupo em resposta a algo que foi percebido ou sentido como prejudicial. Embora muitos aspectos da vingança possam lembrar o conceito de igualar as coisas, na verdade a vingança em geral tem um objetivo mais destrutivo do que construtivo. Quem busca vingança deseja forçar o outro lado a passar pelo que passou e/ou garantir que não seja capaz de repetir a ação nunca mais. 

A ética da vingança é acaloradamente debatida na filosofia. Alguns acreditam que ela é necessária para se manter uma sociedade justa. Em algumas sociedades se acredita que o mal infligido deve ser maior do que o mal que originou a vingança, como forma de punição. A filosofia de "olho por olho" citada no Velho Testamento da Bíblia (Exôdo 21:24) tentou limitar o dano causado, igualando ao original, para evitar uma série de ações violentas que escalassem rapidamente e saíssem do controle. 

Outros argumentam contra a vingança alegando que se assemelha à falácia de que "Dois erros fazem um acerto". Alguns cristãos interpretam a passagem de Paulo "A mim a vingança; a mim exercer a justiça, diz o Senhor" (Epístola aos Romanos 12:19, na versão da Bíblia Sagrada da editora Ave Maria) como significando que apenas Deus tem o direito de praticar a vingança.  

Por que só Deus tem o direito de praticar a vingança? Porque ninguém é perfeito... Só Deus é perfeito e sabe dar o castigo na dose certa... Se não há perdão, a guerra não termina nunca... Porque um sempre vai se achar no direito de se vingar do outro... é um ciclo vicioso... ódio alimentando ódio...

E se um dia Vingador foi um homem bom, por que não resgatá-lo, mesmo que para isso se demore uma eternidade? A justiça é diferente da vingança... pois a justiça é equilibrada... nunca se põe uma cruz nas costas de uma pessoa que não consegue carregá-la... Na vingança a cruz é mais pesada que os ombros conseguem suportar...

Justiça designa o respeito pelo direito de terceiros... e as pessoas são diferentes, as culturas são diferentes... então, a justiça tem que ser diferenciada...

Mas, voltando à Caverna do Dragão...

Dungeons & Dragons (Caverna do Dragão) é uma série de animação coproduzida pela Marvel Productions, TSR e Toei Animation, baseada no jogo de RPG homônimo. A série possui 27 episódios divididos em três temporadas, transmitidas originalmente entre os anos de 1983 e 1985 pela rede de televisão estadunidense CBS. 

A abertura do primeiro ano da série mostra um grupo de seis jovens em um parque de diversões embarcando em uma montanha russa chamada Dungeons & Dragons. Contudo, durante o passeio, um portal se abre e transporta as crianças para outro mundo, chamado simplesmente de Reino, no qual o grupo já aparece trajando outras roupas e recebendo logo em seguida armas mágicas — as armas do poder — de alguém que se apresenta como o Mestre dos Magos (Dungeon Master, no original, termo também presente nos jogos de role-playing game que deram origem à série). 

A partir daí, os jovens passam por diversas aventuras buscando voltar para casa, durante as quais o Vingador, um mago maléfico, tenta a todo custo tomar as armas do poder dos jovens com a intenção de derrotar tanto o Mestre dos Magos quanto Tiamat, para assim dominar o Reino. Ao longo do seriado, revela-se que o Vingador é, na realidade, filho do Mestre dos Magos. 

Na série quem faz justiça são os seis jovens aventureiros... Um desenho é imperdível... Vale a pena assistir! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA