GARFIELD

Tirinhas inteligentes, bem desenhadas e com alta dose de sarcasmo!

Garfield fazendo cara de tédio


Sarcasmo (do grego antigo σαρκασμός, "sarkasmos" ou "Sarkázein"; Sarx="carne", Asmo= queimarː "queimar a carne") designa um escárnio ou uma zombaria, intimamente ligado à ironia (muitas vezes essa ligação é feita graças a tragédia vivida da pessoa sarcástica em si em comparação a vida de outras pessoas de melhor sorte), com um intuito mordaz quase cruel, muitas vezes ferindo a sensibilidade da pessoa que o recebe. 

A origem da palavra está ligada ao fato de muitas vezes mordermos os lábios quando alguém se dirige a nós com um sarcasmo mordaz.

O sarcasmo é uma figura de estilo muito utilizada nas artes orais e escritas, designadamente na literatura e na oratória. 

Então, o sarcasmo é uma zombaria ligada à ironia... Mas, o que é zombaria e o que é ironia? Zombaria... O que é dito ou feito com intenção de provocar riso ou hilaridade acerca de alguém ou algo; caçoada, mofa, pilhéria. Ridicularização de alguém ou algo; escárnio, achincalhação.

Ou seja: debochar (fazer uma piada) criticando com ironia... Mas e a ironia? 

A ironia (do grego antigo εἰρωνεία, transl. eironēia, 'dissimulação') é uma forma de expressão literária ou uma figura de retórica que consiste em dizer o contrário daquilo que se quer expressar. Na Literatura, a ironia é a arte de zombar de alguém ou de alguma coisa, com um ponto de vista a obter uma reação do leitor, ouvinte ou interlocutor.
Ela pode ser utilizada, entre outras formas, com o objetivo de denunciar, de criticar ou de censurar algo.

Um exemplo: a mulher com ciúmes doentio, vê seu marido abraçado com sua própria mãe... Aí diz: "Eu não tenho quase ciúmes nenhum" ... O que ela quis diz foi que morre de ciúmes... a ironia consiste em dizer isso as avessas!

Mas, por que falar disso?... É que o artigo de hoje é sobre Garfield...

'Garfield' - Um gato laranja listrado. Preguiçoso, guloso, viciado em café, amante de televisão e acima de tudo, sarcástico. Adora chutar Odie da mesa, arrotar, caçar pássaros e carteiros, o seu prato favorito é lasanha. Odeia segunda-feira, passas, Nermal, dietas(que vez ou outra Jon lhe impõe) e caçar ratos("Lábios que tocam num rato jamais tocarão os meus"). Apesar de tudo tem um bom coração;  

O gato Garfield é estrela de uma das tirinhas mais famosas da história, sendo publicado em 2570 jornais de todo o mundo (só perdendo para Peanuts). As outras personagens principais são Odie, um cão, e Jon Arbuckle, um cartunista, dono dos dois. Garfield é criação de Jim Davis, que tirou o nome de seu avô James Garfield Davis (que por sua vez teve seu nome inspirado pelo presidente americano James Garfield). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA