SOCIEDADE...

Todo fanatismo é obsessão, mas nem toda obsessão é fanatismo...




A obsessão do  transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) é diferente do fanático.


As obsessões são pensamentos, impulsos ou imagens recorrentes que provocam na pessoa ansiedade ou mal-estar...

No TOC  a pessoa enferma sente a necessidade de ignorar ou suprimir a ansiedade causada por essas obsessões através de pensamentos, rotinas ou atividades repetitivas denominadas compulsões ou rituais.

Já o fanatismo...

Fanatismo (do francês "fanatisme") é o estado psicológico de fervor excessivo, irracional e persistente por qualquer coisa ou tema, historicamente associado a motivações de natureza religiosa ou política. É extremamente frequente em paranoides, cuja apaixonada adesão a uma causa pode avizinhar-se do delírio. 

Em Psicologia, os fanáticos são descritos como indivíduos dotados das seguintes características:
1. Agressividade excessiva ;
2. Preconceitos variados;
3. Estreiteza mental;
4. Extrema credulidade quanto a um determinado "sistema"
5. Ódio;
6. Sistema subjetivo de valores;
7. Intenso individualismo;
8. Demora excessivamente prolongada em determinada situação/circunstância.
O apego e cultivo, mesmo quando desmesurado, por determinados gostos e práticas (como costuma ocorrer com colecionadores de selos, revistas, etc) não configura, necessariamente, fanatismo. Para tanto, faz-se preciso que a conduta da pessoa seja marcada pelo radicalismo e por absoluta intolerância para com todos os que não compartilhem suas predileções. 

De um modo geral, o fanático tem uma visão-de-mundo unilateral, rígida, cultivando a dicotomia bem/mal, onde o mal reside naquilo e naqueles que contrariam seu modo de pensar, levando-o a adotar condutas irracionais e agressivas que podem, inclusive, chegar a extremos perigosos, como o recurso à violência para impor seu ponto de vista. 

O problema dos fundamentalistas islâmicos não é a adoração por Ala (o seu Deus), mas o satanismo oculto... Violência gratuita vai contra a prática de amor pregada por Deus... Violência só é tolerada quando for por legítima defesa... É que... em todas as religiões existem os fariseus, os falsos profetas (os falsos religiosos)... 

Fanatismo é traço de psicopatia! Todo psicopata tem estreiteza mental... extremismo é indício de burrice... Todo psicopata é mongoloide... Muitos, inclusive, possuem retardo mental agudo!...

Não deixam de ser perigosos... Não são inteligentes, mas sabem fazer o mal... Oras, nem toda sabedoria é inteligente!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA