FILOSOFIA

VOCÊ SABE DECIFRAR OS CÓDIGOS QUE DEUS OS LANÇA NO UNIVERSO?


... OS MISTÉRIOS DA CABALA!

 


Hoje o assunto é Cabala, mas para falar de Cabala, antes vamos falar sobre Torá...

O termo Torá é derivado da palavra em hebraico: yārāh - instrua, dirija, mostre, é designada como sendo, um rolo de pergaminho no qual os cinco livros de Moisés foram escritos, também a primeira das três divisões do cânon judeu.

Torá; os 5 livros tratam acerca do Eterno e da aliança e Seus termos com relação ao povo Escolhido para exercer a função de representantes do caminho de Teshuvá (que é é a prática de voltar às origens do judaísmo*)...  

Trata das inúmeras vezes em que o povo vacila e descumpre simples leis de convívio pacifico; peca, por falta de sabedoria para com a Mtzvá (que significa  Ele (Deus) mandou).

(*)Judaísmo (em hebraico: יהדות, Yehadút) é uma das três principais religiões abraâmicas, definida como "religião, filosofia e modo de vida" do povo judeu.

Agora podemos começar a falar sobre Cabala...

Cabala é o nome de uma ciência oculta ligada ao Judaísmo, mas é também um termo usado com o significado de trama, intriga secreta, conspiração.

Cabala é um método esotérico que engloba um conjunto de ensinamentos relacionados com Deus, o universo, o homem, a criação do mundo, a vida e a morte. É uma mística esotérica judia que se fundamenta na revelação de Deus a Adão e a Moisés.

É uma escola de pensamento espiritual que tenta decifrar o conteúdo da Torá (os primeiros cinco livros do Antigo Testamento da Bíblia, denominado Pentateuco pelos cristãos), acreditando que os segredos do Universo foram revelados por Deus, de forma codificada, naqueles livros.

A cabala também é vista como uma filosofia de vida que ensina aos cabalistas formas de superar obstáculos para evoluir e atingir a paz espiritual.

Então, trata-se de uma ciência oculta (e eu particularmente, adoro ciências ocultas)... Mas o que mais instiga na Cabala, ao meu ver, é a decifração dos códigos da Bíblia... Se Jesus nos falou por meio de parábolas... por que Deus não enviaria ao seus filhos códigos para decifrar?... Um tratado de semiótica! Nesse ínterim, os judeus estão a um passo a frente...

Veja bem, o homem moderno ocidental tem preguiça até de ler a Bíblia, quanto mais estudá-la e interpretá-la... E quiçá decodificá-la! Grande lição nos dá a Cabala!






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA