PSICOLOGIA

Vontade é decisão, força é coragem...


Então, o que é força de vontade? 



Tomada de decisão é um processo cognitivo que resulta na seleção de uma opção entre várias alternativas. É amplamente utilizada para incluir preferência, inferência, classificação e julgamento, quer consciente ou inconsciente.  Existem duas principais teorias de tomada de decisão - teorias racionais e teorias não racionais- variando entre si num sem número de dimensões.

Mas, para tomar a decisão é preciso querer... ter vontade, desejar, aspirar, ansiar, almejar, ambicionar, cobiçar, apetecer, esperar, anelar. Ter intenção:  pretender, tencionar, intencionar, intentar, planear, planejar, projetar.

Geralmente, para tomar uma decisão a pessoa precisa estar certa do que quer... Pois, na dúvida falta a coragem...

Platão correlaciona coragem, razão e dor. A coragem é o uso da razão a despeito do prazer. Coragem é ser coerente com seus princípios a despeito do prazer e da dor. Os animais (mesmo os irracionais) demonstram coragem principalmente devido aos seus instintos primitivos e pela necessidade de sobrevivência. Por exemplo, um pássaro que sai de seu ninho sabe que pode morrer, mas a necessidade de sobrevivência fala mais alto nele e assim surge a coragem. 

Então, para ter força de vontade é preciso ter coragem para enfrentar os desprazeres, dores e dificuldades, cujo qual uma decisão implicará...

É preciso ser forte e sensato o suficiente para saber que nem tudo o que a gente quer a gente pode... às vezes eu quero, mas não me convém (ou seja: não vai me fazer bem)...

E para finalizar... o que significa ser forte e sensato? Aqui a palavra forte tem a acepção de resistência, apesar, entretanto, todavia, porem... eu insisto, pois estou certo do que quero e sei que vai me fazer bem...

Olha eu sendo sensato...  bom senso, juízo, razão, tino, siso, discernimento, equilíbrio, critério, medida, acerto, assento, lógica, coerência, nexo,  saber, sabedoria.

Eu quero e sou corajoso porque sei que vai me fazer bem!


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA