ARTE

A mente abrindo janelas e portais! Arte nonsense!




Alice no País das Maravilhas (Alice in Wonderland) é a obra infantil mais conhecida de Charles Lutwidge Dodgson, publicada a 4 de julho de 1865 sob o pseudônimo de Lewis Carroll. É uma das obras mais célebres do gênero literário nonsense.

O livro conta a história de uma menina chamada Alice que cai numa toca de coelho que a transporta para um lugar fantástico povoado por criaturas peculiares e antropomórficas, revelando uma lógica do absurdo, característica dos sonhos. Este está repleto de alusões satíricas dirigidas tanto aos amigos como aos inimigos de Carroll, de paródias a poemas populares infantis ingleses ensinados no século XIX e também de referências linguísticas e matemáticas frequentemente através de enigmas que contribuíram para a sua popularidade. 

É assim uma obra de difícil interpretação pois contém dois livros num só texto: um para crianças e outro para adultos. Um enigma... Mas, voltando para nonsense...

Nonsense é uma expressão inglesa que denota algo sem sentido, nexo, lógica ou coerência.


A expressão é frequentemente utilizada para denotar um estilo característico de humor perturbado e sem sentido, que pode aparecer em diversas artes. 


Sem sentido, sem nexo e sem lógica, uma arte psicodélica... e o que é psicodélico? 

Psicodelia ..é uma manifestação da mente que produz efeitos profundos sobre a experiência consciente. O termo "psicodelia" / "psicadelia" origina-se da composição das palavras gregas psique (ψυχή - alma) e delein ( δηλειν - manifestação). A experiência psicodélica / psicadélica é caracterizada pela percepção de aspectos da mente anteriormente desconhecidos, inusitados ou pela exuberância criativa livre de obstáculos. 

Experiência psicodélica / psicadélica ou estado psicodélico / psicadélico é um conjunto de experiências estimuladas pela privação sensorial, bem como por efeito no sistema nervoso de substâncias psicodélicas / psicadélicas que, do ponto de vista jurídico, podem ser consideradas lícitas como muitos dos psicotrópicos, mas apenas as que não destroem a mente de uma pessoa (remédio)  . 

Essas experiências incluem uma produção visionária semelhante a alucinações, mudanças de percepção, sinestesia, estados alterados de consciência semelhantes ao sonho, psicose e êxtase religioso. 

A mente se expande para uma experiência astral de viagem... fantasia aqui, talvez realidade em outro mundo... 

A mente abrindo janelas e portais! Mas, prestem bastante atenção: arte nonsense não é arte burra!
.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA