CIÊNCIA

NECRÓFAGOS: OS NOSSOS ALIADOS CONTRA UM POSSÍVEL APOCALIPSE ZUMBI




O calor está tanto que saio no terreiro e me sinto numa savana africana... e fico pensando naqueles bichos todos tendo que se virar para se alimentar... lá...se não mata morre,... alguns se aproveitam das carniças que ficam ao calor do sol, apodrecendo e cheirando mal...

Assim também são os zumbis... carniças ambulantes... e não é que existe cadeia alimentar que os trate como alimento?! Existem sim, os animais que se alimentam de cadáveres...

Em biologia chamam-se detritívoros, saprófagos ou necrófagos os animais que se alimentam de restos orgânicos (plantas ou, animais mortos) , reciclando-os e retornando-os à cadeia alimentar para serem reaproveitados pelos demais organismos vivos. 

Os exemplos mais comuns incluem os urubus, os abutres, as hienas e várias espécies de escaravelhos e moscas.

Os seres detritívoros são de fundamental importância pois promovem a degradação da matéria orgânica, facilitando o trabalho de fungos e bactérias.

E eis aí o apocalipse DE zumbis! Mas, há também o APOCALIPSE ZUMBI... (e que Deus nos livre)...

Apocalipse zumbi  ou apocalipse zombie  é um cenário apocalíptico hipotético popular na ficção científica e no terror. 

No geral, é definido como uma infestação de zumbis em escala catastrófica, levando todas as sociedades ao colapso, e que rapidamente transformaria esta criatura no ser dominante sobre a Terra. Tais criaturas, hostis à vida humana, atacariam a civilização em proporções esmagadoras, impossíveis de serem controladas por forças militares, mesmo com os recursos atuais à disposição. 

Em algumas hipóteses, vítimas de um ataque de zumbi também se transformariam nestas criaturas se sofrerem uma mordida ou arranhão de um infectado. Em outras, o vírus pode ser transmitido pelo ar. 

Finalmente, existe ainda o quadro mais caótico: todo ser humano que morre, independente da causa, torna-se um morto-vivo. Nestes cenários, os zumbis caçam seres humanos para se alimentar. A mordida deles causa a infecção que faz com que um sobrevivente de ataque, posteriormente, também se torne um zumbi. Isto logo se torna uma infestação absolutamente incontrolável, com o pânico causado pela "Praga Zumbi" acarretando o rápido colapso do conceito de civilização contemporâneo. 

Em pouco tempo, a existência de vida humana no planeta seria reduzida a poucos grupos de sobreviventes – nômades ou isolados – buscando alimento, suprimentos e lugares seguros num mundo pré-industrial, pós-apocalíptico e devastado. 

O conceito, nascido na década de 1960, ganhou grande popularidade ao longo dos anos, servindo de tema para incontáveis filmes, seriados, livros, histórias em quadrinhos, videogames e outras obras de variadas mídias. Cultuado – e até mesmo aguardado – por muitas pessoas, há até mesmo os que acreditam na concretização de tal cenário fictício e preparam-se para sua suposta chegada. 

E QUE OS URUBUS NOS SALVE DE SUPOSTA CATÁSTROFE! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA