FILOSOFIA

Nós ou eles?

 Os que se alimentam de carniça, não são parasitas nem predadores


Predador é um adjetivo que qualifica o ser que caça e destrói totalmente outro organismo, principalmente com o intuito de se alimentar.

No reino animal, a predação faz parte do ciclo das interações biológicas, ou seja, quando diferentes seres vivos interagem entre si num determinado ecossistema.

Por norma, os predadores estão no topo da cadeia alimentar de seus ecossistemas, caçando e comendo os outros animais (predominantemente herbívoros). Aliás, normalmente, os animais predadores são totalmente carnívoros ou onívoros, apresentando uma fisiologia adaptada para a caça, como a presença de grandes dentes caninos, por exemplo.

Ou seja, o predador mata para se alimentar! Se estiver saciado, talvez nem mate!

Já o parasita... 

Parasitas ou parasitos são organismos que vivem em associação com outros dos quais retiram os meios para a sua sobrevivência, normalmente prejudicando o organismo hospedeiro, um processo conhecido por parasitismo. 

Todas as doenças infecciosas e as infestações dos animais e das plantas são causadas por seres considerados parasitas. 

O efeito de um parasita no hospedeiro pode ser mínimo, sem lhe afectar as funções vitais, como é o caso dos piolhos, até poder causar a sua morte ou uma grave doença, como é o caso de muitos vírus e bactérias patogénicas. Neste caso extremo, o parasita normalmente morre com o seu hospedeiro, mas em muitos casos, o parasita pode ter-se reproduzido e disseminado os seus descendentes, que podem ter infestado outros hospedeiros, perpetuando assim a espécie, como no caso do Plasmodium

Os parasitas adoecem e  matam os outros para sobreviver... se ele não mata o outro, ele morre, mesmo que já esteja alimentado...

Os psicopatas graves são considerados parasitas sociais, matam porque morrem de ódio e inveja (literalmente)... Não é uma questão de se alimentar, assim não podem ser chamados de predadores...

Nessa guerra, mais do que uma questão de ser bem ou mal,  infelizmente, somos nós ou eles (os psicopatas)... Porque se nós os deixarmos... eles (com certeza) nos matarão! Cabe a nós impedir! 

Ps: se você não mata o parasita, mas simplesmente o impede que ele o mate, mesmo assim ele (o parasita) vai morrer... de ódio ou inveja!

O problema é que mesmo morrendo muito fácil, os parasitas se reproduzem muito rápido (e se propagam e se perpetuam). Uma guerra eterna! 

Agora...Quem mata zumbi é necrófago, mas isso é uma outra história...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA