PSICOLOGIA

SERÁ QUE EMPATIA SE APRENDE NA ESCOLA?




Um caçador ilegal nos EUA é condenado a assistir Bambi uma vez por mês... Será que essa ação vai surtir algum efeito no caçador?... O que é responsável por criar empatia nos seres humanos?

Na psicologia e nas neurociências contemporâneas a empatia é uma "espécie de inteligência emocional" e pode ser dividida em dois tipos: a cognitiva - relacionada com a capacidade de compreender a perspectiva psicológica das outras pessoas; e a afetiva - relacionada com a habilidade de experimentar reações emocionais por meio da observação da experiência alheia. 

Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente o outro indivíduo.

A empatia leva as pessoas a ajudarem umas às outras. Está intimamente ligada ao altruísmo - amor e interesse pelo próximo - e à capacidade de ajudar. Quando um indivíduo consegue sentir a dor ou o sofrimento do outro ao se colocar no seu lugar, desperta a vontade de ajudar e de agir seguindo princípios morais.

Há um ditado que diz: "se a pessoa não aprende pelo amor, aprende pela dor"... Isso significa que se a pessoa não ama fraternalmente o outro, o suficientemente para se importar com o seu sofrimento... Então, quem sabe ele aprenderá se passar por um sofrimento parecido...

A questão é que as pessoas reagem de formas diferentes passando por mesmas situações... Eu passo pela dor de uma depressão e me torno uma pessoa mais humana, já o outro passa pela mesma depressão e sai revoltado com a vida... de mal com todo mundo...

Então, aprendizado é uma questão individual... a verdade é que algumas pessoas são mais evoluídas (rápidas) e inteligentes do que outras...

Ser feliz é uma questão de mérito... uma pessoa que maltrata o meio ambiente, por exemplo, colherá os frutos das intempéries... Quem semeia vento, colhe tempestade... já diz o ditado. 

Estamos todos em equilíbrio ecológico, se você despreza essa verdade... vai passar pela dor até aprender a respeitar a mãe Terra... se não aprende, sofre para sempre... Essa é uma lei da física clássica inexorável... a lei de "Ação e Reação"!

Sobre o filme...

 Bambi é um filme estadunidense do gênero animação produzido pela Disney em 1942 e baseado no romance Bambi, A Life in the Woods do austríaco Felix Salten. 

A história passa-se numa floresta, nas montanhas da província de Colúmbia Britânica, onde os animais ficam agitados com a notícia do nascimento de um filhote de cervo, Bambi, que foi chamado de "Príncipe da Floresta" pois seu pai é o cervo mais respeitado da região por ser o mais velho. Logo ao nascer, Bambi conhece Tambor, um coelho que se torna seu grande amigo. 

Ao longo da história, Bambi cresce, faz amizade com outros animais da floresta, aprende como sobreviver e se apaixona por Faline. Um dia chegam caçadores à floresta e matam sua mãe, que o estava ajudando a não ser pego. Assim, Bambi aprende a viver sozinho, com a ajuda do pai.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA