PSICOLOGIA

MUSICOTERAPIA PROVOCA CATARSE




Eu ouço música como terapia, ela alivia meu stress e minha ansiedade, também combate a depressão... Cada estilo musical produz um efeito de catarse...

Catarse é um termo de origem filosófica com o significado de limpeza ou purificação pessoal.

O termo provém do grego “kátharsis” e é utilizado para designar o estado de libertação psíquica que o ser humano vivencia quando consegue superar algum trauma como medo, opressão ou outra perturbação psíquica.

A música produz choro, riso, alegria e até tristeza... há quem precise de certa melancolia para sair de um estado de euforia e egoísmo e poder se colocar no lugar do outro...

A melancolia é uma tristeza vaga, que deve ser aceita por um período curto, mas que se prolongada... permanente e profunda, pode levar o sujeito a sentir-se triste e a não desfrutar dos prazeres da vida... virando depressão ... aí o sujeito deverá mesmo é procurar uma música mais alegre.

Há evidências de que a música é conhecida e praticada desde a pré-história. Provavelmente a observação dos sons da natureza tenha despertado no homem, através do sentido auditivo, a necessidade ou vontade de uma atividade que se baseasse na organização de sons. Embora nenhum critério científico permita estabelecer seu desenvolvimento de forma precisa, a história da música confunde-se, com a própria história do desenvolvimento da inteligência e da cultura humana.

A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne, a arte das musas) é uma forma de arte que se constitui na combinação de vários sons e ritmos, seguindo uma pré-organização ao longo do tempo.

Para indivíduos de muitas culturas, a música está extremamente ligada à sua vida. A música expandiu-se ao longo dos anos, e atualmente se encontra em diversas utilidades não só como arte, mas também como a militar, educacional ou terapêutica (musicoterapia)*. Além disso, tem presença central em diversas atividades coletivas, como os rituais religiosos, festas e funerais. 

Musicoterapia é a utilização da música num contexto clínico, educacional e social para prevenção e apoio a problemas de saúde mental, promovendo qualidade de vida e bem-estar. É um processo que pode ser efetuado por um musicoterapeuta, um profissional qualificado que utiliza elementos constituintes da música (ritmo, melodia e harmonia). 

Alguns dos objetivos terapêuticos mais relevantes consistem em facilitar e promover comunicação, relacionamento, aprendizado, mobilização, expressão e organização. O musicoterapeuta atende a necessidades específicas de cada pessoa, quer sejam físicas, emocionais, mentais, sociais ou cognitivas, baseando-se em evidências científicas.

 A musicoterapia busca desenvolver potenciais e/ou restaurar funções do indivíduo para que ele ou ela alcance uma melhor qualidade de vida através da prevenção, reabilitação ou tratamento de doenças.  É internacionalmente reconhecida como uma atividade clínica e regulamentada no âmbito das profissões da saúde.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA