ECONOMIA

AUSTERIDADE EVITA DESPERDÍCIO E GERA PROSPERIDADE!




O sujeito ganhou um fortuna na loteria e pensou: agora vou ter a vida que pedi a Deus... Então, passou a viver de festas caras, viagens caras, parou de trabalhar, emprestou dinheiro aos <<amigos>> sem garantia de retorno... comprou carros caros, comeu nos restaurantes mais caros... Em cinco anos ficou pobre de novo!

O sujeito viveu uma vida de desperdício... Não estudou mais, não investiu o dinheiro em fundos de aplicações, parou de trabalhar, poderia ter montado um empreendimento de sucesso, mas preferiu tirar férias permanentes... Não usou o dinheiro para a filantropia, ao contrário, apenas emprestou dinheiro aos bajuladores como forma de ostentação... Podia ter investido em pesquisas de combate a doenças e combate a fome... mas não! Em cinco anos ficou pobre de novo.

A palavra desperdício significa no dicionário:  despesa ou gasto exagerado; esbanjamento,
uso sem proveito; perda. Ou seja, o sujeito jogou todo o seu dinheiro fora... perdeu!


A palavra desperdício é o contrário da palavra austeridade... 


Em economia, a austeridade significa rigor teórico no controle de gastos. Uma política de austeridade é utilizada quando o nível do déficit público é considerado insustentável e é implementada através do corte de despesas. 

Projetos de desenvolvimento e despesas sociais são frequentemente o alvo preferencial dos cortes de gastos. Em países como o Reino Unido, sob o governo de Margaret Thatcher, e o Canadá, no governo de Jean Chrétien, houve queda do padrão de vida da população no curto prazo, quando medidas de austeridade foram adotadas a fim de recuperar o equilíbrio fiscal.  Mas a médio e longo prazo houve prosperidade!

Bancos privados ou instituições multilaterais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI), normalmente exigem a adoção de uma política econômica "austera", por parte dos países que pretendam refinanciar suas dívidas. Em geral, o governo do país deve comprometer-se a reduzir a despesa pública através da extinção (ou drástica redução) de subsídios e diminuição das despesas de custeio da administração, entre outras formas.  

O que espero desse ano que se inicia? Que o nosso novo presidente, Jair Bolsonaro, promova uma política de austeridade e combate a corrupção (que é a maior forma de desperdiçar dinheiro público)... Um país corrupto, não é um país austero... Só com uma política de austeridade, o país voltará a crescer e o povo a prosperar! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA