FILOSOFIA

Ser fiel é ser verdadeiro...  É nobre ser fiel!





Soneto de Fidelidade é o título de uma música de Vinícius de Morais: De tudo ao meu amor serei atento / Antes e com tal zelo, e sempre, e tanto / Que mesmo em face do maior encanto / Dele se encante mais meu pensamento ... 

Em sua acepção mais comum, a fidelidade é manter relações amorosas somente com uma pessoa que é sua parceira ou parceiro. Portanto, a infidelidade é quebrar este pacto tácito de manter relações sexuais e amorosas com uma pessoa que escolhemos como parceiro ou parceira.
 
Fidelidade; mais que um conceito amoroso é um conceito cultural, social, religioso e econômico...

O termo com origem no latim fidelis,  significa uma atitude de quem é fiel, de quem tem compromisso com aquilo que assume. É uma característica daquele que é leal, que é confiável, honesto e verdadeiro.  

Um homem fiel é um homem de palavra...  Um homem honrado! 

Já seu antônimo: infidelidade... é o descumprimento de um compromisso...   É uma violação de regras e limites mutuamente acordados em um relacionamento. 

No âmbito econômico...   Ter fidelidade é uma expressão usada para nominar aquilo que tem constância. Ex: A fidelidade de um cliente, remete ao compromisso que o cliente tem de comprar sempre na mesma loja... 

Já a fidelidade política é mais que partidária, é ideológica...

Na imprensa, remete à ética jornalística... é também uma observância rigorosa da verdade, ou seja, da exatidão na reprodução de um texto, de uma entrevista ou de uma narração.

Fidelidade é uma das características de Deus, e significa que Deus não desiste, não vira as costas, não abandona os seus filhos. Deus também espera que os seus filhos expressem fidelidade em relação a Ele.

A expressão Hi-Fi é uma abreaviação de High Fidelity, que significa "Alta Fidelidade", e era uma característica de alguns aparelhos de som, indicando que o som reproduzido é fiel ao original.

Ou seja, ser fiel é ser verdadeiro...

E verdade pode ter vários significados, desde “ser o caso”, “estar de acordo com os fatos ou a realidade”, ou ainda ser fiel às origens ou a um padrão. Usos mais antigos abrangiam o sentido de fidelidade, constância ou sinceridade em atos, palavras e caráter. Assim, "a verdade" pode significar o que é real ou possivelmente real dentro de um sistema de valores. 

E o que é real é nobre... É nobre ser fiel!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA