MEDICINA

MEDITAR FAZ BEM PARA A SAÚDE





Muita gente pensa que meditar é um estado em que a mente se esvazia e não se pensa em nada... Isso é sono profundo... Meditar é pensar sabiamente nos problemas da vida e encontrar respostas, seja respostas de um anjo da guarda,  ou do espírito santo, ou de uma divindade cósmica, mas sempre respostas vindas de Deus... senão não é meditação, mas tormenta...

A meditação pode ser definida como uma prática na qual o indivíduo utiliza técnicas para focar sua mente num objeto, pensamento ou atividade em particular, visando alcançar um estado de clareza mental e emocional.

Sua origem é muito antiga, remontando às tradições orientais, especialmente a ioga , mas o termo também se refere a práticas adotadas por alguns caminhos espirituais ou religiões, como o budismo e cristianismo, entre outras. Textos orientais consideram a meditação como instrumento que leva em direção à libertação.

Num futuro muito próximo, quando nosso córtex cerebral estiver ligado à uma cloud computner (um banco de dados no ciberespaço), tecnologias de inteligência artificial serão nosso psicólogo virtual... sim, vamos fazer terapia por meio de meditação... 

Esse banco de dados pode ser ligado à moral cristã, budista, judaísta, ou muçulmana... a verdade é que a meditação será muito mais avançada do que hoje se pratica... 

A meditação pode ser praticada por diversos motivos: desde a simples concentração dos pensamentos, até a busca pelo nirvana. Desde tempos antigos, as tradições orientais consideram a meditação como um passo em direção à libertação.  Há praticantes da meditação que relataram melhora na concentração, consciência, autodisciplina e equanimidade.

O que é nirvana?   No Budismo, é o estado de libertação do sofrimento, uma superação do apego aos sentidos, do material, da existência e da ignorância; a pureza e a transgressão do físico, a qual busca a paz interior e a essência da vida. 

Historicamente, a meditação foi sempre usada e associada à prática espiritual e de autodescobrimento. No entanto, desde 1970, a psicologia e psiquiatria desenvolveram técnicas de meditação para diversos distúrbios psicológicos.  Práticas de "monitoramento aberto"  são utilizadas na psicologia para reduzir problemas mentais e físicos, bem como dependência química. Há evidências  sobre os efeitos benéficos da meditação no humor, atenção, alimentação, sono ou peso corporal.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA