SOCIEDADE

PAZ É UMA QUESTÃO DE BOA VONTADE... 

SEM HONESTIDADE NÃO HÁ PAZ!




Quando o conflito é entre nações, cabe à diplomacia mediar o processo de paz... 

A Diplomacia é um instrumento da política externa, para o estabelecimento e desenvolvimento dos contatos pacíficos entre os governos de diferentes Estados, pelo emprego de intermediários, mutuamente reconhecidos pelas respectivas partes.  

Geralmente, é empreendida por intermédio de diplomatas de carreira e envolve assuntos de guerra e paz, comércio exterior, promoção cultural, coordenação em organizações internacionais e outras organizações. As relações diplomáticas são definidas no plano do direito internacional pela Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas (CVRD), de 1961. 

Ações diplomáticas podem evitar e por fim em guerras e conflitos econômicos...

Um tratado de paz é um acordo entre duas partes hostis, geralmente países ou governos, que terminam formalmente um conflito armado.  Não se deve confundir com armistício, que é quando as partes em conflito decidem parar de lutar.

Armistício é um acordo formal, segundo o qual, partes envolvidas em conflito armado concordam em parar de lutar.  Não é necessariamente o fim da guerra, uma vez que pode ser apenas um cessar-fogo enquanto se tenta realizar um tratado de paz.

Mas, para que a diplomacia surta efeito é preciso honra, honra entre países e honra entre governantes...  Nas relações internacionais contemporâneas, o conceito de "credibilidade" assemelha-se ao da honra, como quando a credibilidade de um estado ou de uma aliança parece estar em jogo, e políticos vinculados em honra pedem medidas drásticas. 

Entretanto, mais do que isso, paz é uma questão de boa vontade... Se um governo entra em um acordo de paz, cabe ao governante cumprir a palavra e sua parte no acordo... Assim dizemos que o sujeito honrou a palavra empenhada... Então, honra é um conceito inerente a outro conceito: honestidade...

A honestidade é uma faceta do caráter moral que conota atributos positivos e virtuosos como integridade, veracidade, franqueza, incluindo franqueza de conduta, juntamente com a ausência de mentiras, trapaça, roubo, etc. A honestidade também envolve ser confiável, leal, justo e sincero.  

Um país corrupto é um país em guerra!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA