CRÔNICA

 O cocoto e a cocota são uns soberbos!




O cocoto e a cocota, com uma vaidade excessiva, morre de medo da idade... Já com idade avançada usa maquiagem pesada e roupas moderninhas... Mente de pés junto sobre a idade... Engordar um pouquinho?... Nem pensar!... esconde o peso como se fosse um crime hediondo estar acima do peso ideal... O cocoto e a cocota gosta mesmo é de ter corpo sarado... modelo tanquinho... Adora uma academia de ginástica, chega mesmo a ser uns viciados!

Não gostam de quem não segue a ditadura da moda... Não gostam de gordos e obesos... Não gostam nem de negros... só se for modelo! Mas, ainda tem uma vaidade pior... A vaidade do intelecto... Não tem curso superior... não tem capacidade para ser amigo do cocoto e da cocota... A vaidade do status quo... O cocoto e a cocota não se misturam com os pobres... Odeiam essa gentalha!     

Esse é um tipo de vaidade que se chama soberba... Uma  pessoa ser vaidosa com temperança é até bom... significa gostar de si, melhora a auto-estima... ninguém precisa ser desleixado e sujo... mas a soberba é um pecado maligno! 

A vaidade, que é soberba, é a preocupação excessiva em suas próprias habilidades ou atratividade para os outros. Antes do século XIV, não tinha tantas submissões narcisistas, e apenas significava futilidade. O termo relacionado, vanglória, é agora visto como um sinônimo arcaico de vaidade, mas originalmente significava vangloriar-se em vão; 


A vanglória é uma expressão de orgulho exagerado que alguém manifesta em relação a si mesmo, seja uma qualidade, uma conquista ou a posse de um bem. Considera-se uma atitude contrária à humildade e uma forma soberba... <<Sou rico, bonito e charmoso... minha inteligência é fora do comum, sou tudo de bom, sou mesmo o ban ban ban do pedaço>>, vangloria-se o soberbo vaidoso!
 

Em muitas religiões, a vaidade, em seu sentido moderno, é considerada uma forma de auto-idolatria em que se compara à grandeza de Deus por causa de sua própria imagem, e assim se separa e, talvez, com o tempo, separada da graça divina de Deus. Nos ensinamentos cristãos, a vaidade é considerada um exemplo de orgulho, um dos sete pecados capitais. << Alcancei o topo do mundo, agora eu sou Deus>> diz o idiota que foi promovido no emprego!

A Soberba também conhecida como Orgulho é o sentimento caracterizado pela pretensão de superioridade sobre as demais pessoas, levando a manifestações ostensivas de arrogância, por vezes sem fundamento algum em fatos ou variáveis reais. O termo provém do latim superbia. <<Quem você pensa que é, para me tratar de igual para igual?>> diz o soberbo arrogante!

As manifestações de soberba podem ser individuais ou grupais. Em termos grupais, podemos exemplificar o nacionalismo xenófobo ( aversão ou a profunda antipatia em relação aos estrangeiros) como uma faceta da soberba << Eu sou brasileiro e você é africano, sai para lá escravo>> diz o idiota... 

Também todos os tipos de racismo, corporativismo, elitismo, doutrina de povos escolhidos ou eleitos e outras concepções semelhantes, em que um grupo se firma na crença de que é superior, demonstram matizes da soberba. Exemplo? Os nazifascistas arianos são todos uns soberbos (pretensão sem motivo de ser)! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA