CRÔNICA

 Mentira tem perna curta!




Foi pego na mentira, com as calças curtas, mas continua jurando de pés juntos que o que ele diz é a pura verdade... Mente descaradamente, mesmo sabendo que ninguém acredita... O mentiroso contumaz só engana a si mesmo... é que ele sempre acaba acreditando na própria mentira...

Mentira é o nome dado às afirmações ou negações falsas ditas por alguém que sabe (ou suspeita) de tal falsidade, e na maioria das vezes espera que seus ouvintes acreditem nos dizeres...  uma mentira é contada quando “uma pessoa tem a intenção de enganar a outra, o fazendo deliberadamente, sem notificação prévia de seu propósito e sem ter sido explicitamente solicitada a fazê-lo pelo alvo...

Caindo na lorota dos outros, significa que você acreditou numa mentira cabeluda e acabou sendo ludibriado... 

Mentir é contra os padrões morais de muitas pessoas e é tido como um "pecado" em muitas religiões. As tradições éticas e filósofos estão divididos quanto a se uma mentira é alguma situação permissível – Platão disse sim, enquanto Aristóteles, Santo Agostinho e Kant disseram não. 

Mentir de uma maneira que piore um conflito em vez de diminuí-lo, ou que se vise tirar proveito deste conflito, é normalmente considerado como algo antiético. 

Existem pessoas que afirmam que é com frequência mais fácil fazer as pessoas acreditarem numa Grande Mentira dita muitas vezes, do que numa pequena verdade dita apenas uma vez. Esta frase foi proferida pelo Ministro da Propaganda Alemã Joseph Goebbels no Terceiro Reich.

A mentira só é boa quando serve para diminuir o sofrimento do outro... por exemplo: a família optou por mentir sobre a doença terminal do sujeito hipocondríaco... Aí a mentira recai na ética da responsabilidade... 

As razões morais para se tolerar mentiras têm a ver em sua maior parte em evitar conflitos. Um código ético irá com frequência especificar quando a verdade é necessária e quando não é.

Contudo, na maioria das vezes, contar a verdade é sempre o melhor caminho! Há um ditado que diz que mentira tem perna curta... Uma hora a verdade é revelada, e o sujeito mentiroso perde a credibilidade e fica muito humilhado... Ninguém acredita em mentirosos! 

 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA