MEDICINA


Nem todo mundo é detetive, paranoia pode sim causar grande sofrimento! 

      

Numa sociedade com altos índices de violência urbana, como fugir da paranoia?  O sujeito vive com medo de tiroteio e será que ele não tem razão? O jornalista honesto está com medo e nutre fortes suspeitas de que é perseguido por políticos corruptos... Será que ele não tem razão? O filho é usuário de drogas, anda com uma turma barra pesada e a mãe vive com medo do filho ser assassinado... Será que ela não tem razão? 

Não! Isso não é paranoia! Paranoia é uma desconfiança e um medo infundado... Uma mania de perseguição sem razão de ser... <<A menina vive fazendo greve de fome, acha que a comida está envenenada... Vive numa roda de amigos sinceros e o sujeito vive desconfiado de que falam mal dele... A mulher vive num constante sofrimento... acha que o marido (que é sempre fiel) está lhe traindo... O senhor vive com medo de sair na rua...tem certeza que está sendo perseguido por algum inimigo violento e malfeitor, mas suas desconfianças são infundadas>>

<<A paranoia paralisou o sujeito que vive com medo e profundo sofrimento... Tem medo dos microorganismos que estão no ar... acha que vai ser contaminado por uma doença mortal e tem medo até de respirar... chegou a comprar até um respirador artificial... vive de máscara>>!  

Todavia, nem todo pensamento paranoide é doença... Existem pessoas com uma mente investigativa e analítica... <<Achou um número anotado num papel e já foi tentar decifrar algum código secreto... O sujeito investiga até bula de remédio>> Algumas pessoas são metódicas e tem aptidão para a investigação... dariam ótimos detetives! 

Agentes secretos são paranoicos por natureza... mas são ossos do ofício!
Todavia... a doença não é nada glamorosa... se a paranoia causa constantes sofrimentos... Há que se tratar... Se a doença for diagnosticada, os antipsicóticos podem ajudar muito... Paranoia pode indicar doenças como esquizofrenia e...

Transtorno de personalidade paranoide... é um transtorno mental caracterizado por paranoia e por um padrão invasivo de desconfiança e suspeitas generalizadas em relação aos outros, interpretando as intenções dos outros como malévolas.

Dentre os possíveis causadores do transtorno estão o excesso de ansiedade, experiências de agressividade frequentes na infância e adolescência (geralmente da família e/ou escola) – trauma –  , cultura violenta e fatores genéticos. Se tornam pessoas difíceis de se conviver causando sérios prejuízos a seu desenvolvimento social, acadêmico, profissional e de relacionamentos amorosos saudáveis.   
                                                                        

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA