CRÔNICA

 Os folgados são uns malandros preguiçosos!





Ele veio para passar o fim de semana com a namorada na casa dos pais dela... Acabou ficando uma semana, um mês, um ano... Acabou por morar com a namorada e os pais dela... Até aí tudo bem... o problema é que o rapaz não ajuda nas finanças, e ainda por cima ganha comida e roupa lavada e passada... Leva uma vida de marajá!

A irmã é mãe solteira e todo mês deixa para o seu irmão pagar as contas mais pesadas, como a escola de sua filha... até aí tudo bem... o pai não ajuda e o irmão não lhe vira as costas... O problema é que a garota gasta todo o  salário dela com farras e gandaias e empurra a filha para a mãe cuidar!

O colega de trabalho não é muito capacitado... o amigo ao lado é mais ágil... conclusão: o colega de trabalho acaba por empurrar o seu trabalho no colo do amigo competente... O problema é que além disso... ele deu para ficar a toa conversando no corredor da empresa enquanto o outro faz o seu trabalho! 

E eis que o vizinho fez gato de água, luz, telefone e internet puxando o fio do morador ao lado... Ele vive encostado no vizinho! Até roubar ração dos animais de estimação... ele já roubou... Vive pegando mantimento emprestado sem nunca retribuir!   

Os folgados são uns caras de pau! Não tem vergonha de se encostar nos outros... O folgado é um malandro idiota! Malandragem define-se como um conjunto de artimanhas utilizadas para se obter vantagem em determinada situação (vantagens estas, muitas vezes, ilícitas). Por exemplo, utilizar-se de esperteza para não trabalhar. 

Sem essa de romancear a vida do malandro... A verdade crua e nua é que todo malandro é  preguiçoso! 

O preguiçoso, conforme o senso comum, é aquele indivíduo avesso a atividades que mobilizem esforço físico ou mental, de modo que lhe é conveniente direcionar a sua vida a fins que não envolvam maiores esforços. 

A preguiça é algo que pode ser combatido e pode ter motivações psicológicas e fisiológicas. Mas, a Igreja Católica apresenta a preguiça como um dos sete pecados capitais, caracterizado pela pessoa que vive em estado de falta de capricho, de esmero, de empenho, em negligência, desleixo, morosidade, lentidão e moleza, de causa orgânica ou psíquica, que a leva à inatividade acentuada. Aversão ao trabalho, frequentemente associada ao ócio, vadiagem. 
Na Bíblia não há registro destes 7 Pecados, no entanto traz várias orientações para evitar a preguiça, principalmente no livro de Provérbios. 

O que se diz do folgado, malandro e preguiçoso é que ele está cheio de vermes... e é daí que vem sua apatia e insolência!

Apatia: estado de alma não suscetível de comoção ou interesse; insensibilidade, indiferença.

Insolência: modo estranho de proceder; inconveniência, despropósito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA