CRÔNICA

 O maledicente pode sim, estar cometendo um crime!




Mal esperou o sujeito virar as costas... e já estava falando mal do outro... Tem gente com vício de falar da vida dos outros... Mas, por que falar mal, denegrir a imagem das outras pessoas é um hábito tão comum?... 

Tem gente que nem espera o outro sair de frente, entorta boca, tampa a boca com a mão e dispara com as suas maledicências! O que move estas pessoas? 

Inveja e despeito de tudo e de todos? Maledicência é a ação ou hábito de dizer mal dos outros; difamação, injúria , calúnia,  maldizer.

Difamação é um termo jurídico que consiste em atribuir a alguém fato determinado ofensivo à sua reputação, honra objetiva, e se consuma, quando um terceiro toma conhecimento do fato. De imputação ofensiva que atenta contra a honra e a reputação de alguém, com a intenção de torná-lo passível de descrédito na opinião pública. A difamação fere a moral da vítima, a injúria atinge sua moral, seu ânimo. 

Crime passível de punição... A Injúria do latim injuria, de in + jus = injustiça, raiva.
No direito consiste em atribuir a alguém qualidade negativa, que ofenda sua honra, dignidade ou decoro. 

É um crime que consiste em ofender verbalmente, por escrito ou até fisicamente (injúria real), a dignidade ou o decoro de alguém, ofendendo a moral, com a intenção de abater o ânimo da vítima. 

Calúnia...  Calúnia é uma mentira contada sobre alguém, agindo de má-fé.
Proferir calúnias é dizer afirmações falsas sobre alguém, de forma que ofenda à honra daquela pessoa.


Parece tudo a mesma coisa: calúnia, injúria e difamação... Mas, saiu na Superinteressante (https://super.abril.com.br/comportamento/qual-a-diferenca-entre-calunia-injuria-e-difamacao/):

Não é tudo a mesma coisa, não.

Calúnia (art. 138) é acusar alguém publicamente de um crime.

Difamação (art. 139) é dizer que a pessoa foi autora de um ato desonroso.

Já a injúria (art. 140) é basicamente uma difamação que os outros não ouviram: é chegar e dizer para um sujeito algo que esse sujeito considere prejudicial.

Calúnia
Se você acusar a faxineira de ter sumido com seu dinheiro – ou seja, um crime – sem ter provas, estará sendo calunioso e pode passar de 6 meses a 2 anos preso, além de pagar uma multa. Do trio, é o único em que, se você tiver provas, não é condenado.


Difamação
Contou no almoço que a fulana trai o marido com todo mundo? Difamação. Detenção de 3 meses a 1 ano e multa. Detalhe importante: como o crime é a ofensa à reputação, você está cometendo difamação mesmo que prove as puladas de cerca da mulher do cara.


Injúria
É qualquer xingamento dito diretamente à pessoa. A verdade da acusação não muda nada e, caso resolvam processá-lo, você pode pegar de 1 a 6 meses ou ter que pagar uma multa.



Todavia, alguém já viu algum fofoqueiro maledicente sendo penalizado?... Se essa moda pega...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA