CRÔNICA

Os reclamadores são uns chatos de galochas!





<<Nossa, que comida ruim! Arroz, feijão, bife, batata frita... todo dia! Credo, eu não paro de trabalhar, lavar, passar, cozinhar, varrer... Tô cansada da vida de dona de casa! Acordar cedo todo dia para trabalhar fora, putz...Oh vida de merda... Nó, essa escola é apertada demais... não dá uma folga, trabalhos, prova, para-casa... Tô cansada!... Tenho namorado com a mesma pessoa  já faz três anos... Que saco, quero novas aventuras, esse namorado é um chato!>>

E não agradece a comida de todo dia, a saúde que tem para trabalhar e o fato de ter uma casa para cuidar... Com tantos desempregados no mundo e... não agradece o emprego que tem! Tanta gente analfabeto, sem ter oportunidade de estudar e aprender... e o outro reclamando... Tanta menina querendo um namorado bom, que lhe compreenda e a outra cuspindo no prato que comeu!

Os reclamadores são assim... Uns maus agradecidos! Não é que a reclamação seja um mal... A gente deve mesmo reclamar do que não está bom, mas sem esquecer de agradecer o que tem! A gente deve mesmo procurar evoluir, crescer e melhorar de vida... mas sem se esquecer da origem... E principalmente saber reconhecer o lado positivo das coisas... Se não, a gente vira um chato reclamão!

Reclamação é uma demonstração de descontentamento de um indivíduo com o objetivo de fazer valer os seus direitos. Porém, quando a reclamação é constante, o indivíduo pode estar sofrendo de um desvio psicológico grave. 

Aquele que reclama de tudo e não acha graça de nada, pode sim estar sofrendo de depressão! Mas, a reclamação também pode caracterizar uma falha de caráter... aquele que reclama de tudo pode ter segundas intenções e pode sim estar querendo tirar proveito das situações! 

De um jeito ou de outro... aquele que reclama demais acaba se tornando um chato de galochas...

Popularmente é designado por chato, a pessoa ou coisa que seja inconveniente, impertinente, aborrecida e maçante. Quando um indivíduo é extremamente chato é comum usar a expressão “chato de galochas” para o definir. 

A expressão "chato de galochas", muito popular no Brasil, surgiu graças à galocha. Uma galocha é um acessório que se calça por cima do calçado, evitando que este fique estragado pela água. As galochas eram muito usadas nos anos 50 e 60 no interior do Brasil, onde em muitos lugares ainda não havia calçadas. No entanto, ainda hoje, algumas profissões requerem calçado do estilo da galocha.

Alguns autores acreditam que um "chato de galochas" é um chato resistente, característica da própria galocha. Deste modo, mesmo com condições climatéricas adversas, o chato calçava as suas galochas para importunar outras pessoas. Muitas vezes, o chato entrava na casa das pessoas de galochas, molhando e sujando toda a casa do anfitrião, que com certeza ficava desagradado com tal demonstração de desconsideração. 

Nos dias de hoje, os chatos de galochas não estão necessariamente calçados com galochas, mas a expressão continua sendo usada para descrever pessoas com atitudes desagradáveis.

A palavra "chatice" descreve uma situação aborrecida, que pode ter sido causada por uma pessoa chata.

 
     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA