CIBERCULTURA

 Nas ondas da Internet...




As novidades que a tecnologia trouxe para a modernidade a partir das décadas de 60 e 70, tal qual a possibilidade de remixagem de textos, utilização de técnicas literárias como o cut-up (cópia-colagem), o advento da internet entre outros, geraram diversos debates sobre questões sociais. Nesse contexto, durante a década de 80 novos termos como cibercultura, proposto por Pierre Lévy e ciberespaço, de William Gibson, surgiram.

Um texto feito à partir de fragmentos de outros textos, a internet possibilita isso de maneira fácil, e não se trata de plágio (basta colocar a bibliografia) ... Quem fez Letras sabe que esse recurso se chama bricolagem literária  ... Agora entrando no assunto em questão: recentemente abordei o assunto do nosso córtex cerebral poder estar, em breve, ligado à uma cloud computner, ao ciberespaço (hiperespaço, ou mesmo atmosfera), via wifi (rede sem fios/ ondas de rádio), via satélites... E isso vai gerar uma inteligência coletiva, assunto que abordarei em outro artigo!

Mas a história de hoje é falar sobre a internet...   A Internet é um sistema global de redes de computadores interligadas que traz uma extensa gama de recursos de informação e serviços, tais como os documentos inter-relacionados de hipertextos da World Wide Web (WWW), redes ponto-a-ponto (peer-to-peer) e infraestrutura de apoio a correio eletrônico (e-mails). 

As origens da internet remontam a uma pesquisa encomendada pelo governo dos Estados Unidos na década de 1960 para construir uma forma de comunicação robusta e sem falhas através de redes de computadores. Embora este trabalho, juntamente com projetos no Reino Unido e na França, tenha levado a criação de redes precursoras importantes, ele não criou a internet. Não há consenso sobre a data exata em que a internet moderna surgiu, mas foi em algum momento em meados da década de 1980. 

Mas, voltando ao termo cibercultura,... Cibercultura é a cultura que surgiu, surge, ou está surgindo, a partir do uso da rede de computadores, e de outros suportes tecnológicos (como, por exemplo, o smartphone e o tablet) através da comunicação virtual, a indústria do entretenimento e o comércio eletrônico, no qual se configura o presente, já que a cultura contemporânea é marcada pelas tecnologias digitais, resultado da evolução da cultura moderna. 

É também o estudo de vários fenômenos sociais associados à internet e outras novas formas de comunicação em rede, como as comunidades on-line, jogos de multi-usuários, jogos sociais, mídias sociais, realidade aumentada, mensagens de texto, e inclui questões relacionadas à identidade, privacidade e formação de rede.   

Bom, se você participa de alguma rede social como o Facebook, o Instagram, o Twitter, etc... então você pode se considerar um ser cibercultural! Se você consegue se comunicar, se entreter com outras pessoas estando virtualmente, ou seja, sem a necessidade da presença física no mesmo tempo e espaço... então você já usa o ciberespaço, sua comunicação é ciberespacial!  

Isso mesmo, são as suas vozes e as suas imagens voando pela atmosfera terrestre!  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

QUEM SOU EU?

ECONOMIA