EDUCAÇÃO!
Estudo, observo, trabalho, observo e aprendo: Esta é a sequência!
De novo: Estudo, observo, trabalho, observo e aprendo: De novo! ...
Verbo
ob.ser.var, transitivo
1 - examinar
com atenção:
Observei a amostra no microscópio.
2 - espreitar
mais ou menos furtivamente:
Por entre a ramagem, observava o namoro do casalinho.
3 - respeitar
leis, normas ou imposições:
Observamos com rigor os preceitos da nossa arte.
4 - chamar
a atenção, advertir:
Carrancudo, observou-lhe que quem mandava ali era ele.
5 - dar
conselho, objetar, contrapor argumento:
“Mas”, observa o frade, “nada é imutável.”
E assim iniciamos nosso artigo
sobre conhecimento empírico, sendo que nada mais é “o ato de adquirir
conhecimento por meio da observação”.
Maçã de Newton: Conhecimento Empírico |
Foi por meio de observação que o
grande físico Isaac Newton descobriu a lei da gravidade: Reza a lenda, que uma
maçã caiu sobre a cabeça de Newton, enquanto este dormia debaixo de uma
macieira.
Ao observar este acontecimento o
físico concluiu que a maçã caiu por algum motivo, e este motivo seria que
alguém estaria “puxando” ela para baixo, neste caso o alguém seria a Terra.
Todavia, Newton não ficou só com
este raciocínio, ele foi adiante, sugerindo que os corpos se atraem, ou seja,
não somente a Terra atrai a maçã, mas atrai todos os corpos do universo. E não
é somente a Terra que atrai todos os corpos do universo, mas todos os corpos do
universo que possui massa atraem outros corpos que também possuem massa.
O ato de observar a queda de uma
maçã fez com que Isaac Newton adquirisse conhecimento, a este conhecimento damos o nome de
empirismo.
Nem tudo se aprende com os livros
da escola, o conhecimento empírico é a vida que nos ensina. Se soubermos
aproveitar as oportunidades que a vida nos dá, nos tornamos sábios. Contudo,
para isso é preciso atenção, ou seja, precisamos examinar com atenção,
espreitar furtivamente, respeitar as leis do universo e da sociedade, às vezes
chamar a atenção para si, e saber argumentar.
Olha, um engenheiro é mais
engenheiro dentro de um canteiro de obras do que de uma sala de aula. Não quero
com isto desprezar o conhecimento teórico, mas este só serve como instrumento. É com a prática diária que se aprende. E isso vale para medicina, para o jornalismo,
para comércio, para o direito e por aí vai...
Um outro fator também muito
importante: a experiência deverá ser atualizada e reciclada, não só os estudos.
O médico formou em mil novecentos
e bolotinha, se ele não reciclar seus estudos e colocar a mão na massa, como
este poderá acompanhar as mudanças dos dias atuais? Digo: mudanças tecnológicas,
biológicas, ou seja, novas tecnologias, novas doenças, novos remédios, novos
tratamentos, novas terapias...
Livros da escola: Conhecimento Teórico |
Então, meus amigos: lamento
informar aos acadêmicos de plantão, mas só estudo sem prática não vale nada. Estes estarão
destinados a perpetuar a mesmice, a repetir velhos conceitos, velhos padrões, velhas
práticas de ensino.
O mundo muda ora a passos de
tartaruga, ora a velocidade da luz. Só um homem versátil e flexível será capaz
de acompanhar e se adaptar as mudanças de cada época.
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