FICÇÃO X REALIDADE / FICÇÃO PREVÊ O FUTURO, ÀS VEZES
Harry Potter, o bruxinho que toda criança gostaria de ser...
"A arte é a magia libertada da mentira de ser verdadeira". Adorno , Theodore
... Mas, muitas ficções já se tornaram realidade...
Harry Potter é uma série de sete romances de alta fantasia escrita pela autora britânica J. K. Rowling. Uma fantasia sobre assuntos que a ciência já explica como universos paralelos de realidade alternativa... A alquimia da magia encanta jovens e adultos desde os tempos das fábulas antigas de fadas madrinhas e bruxas malvadas. Harry Potter e sua turma são os bruxinhos que toda criança gostaria de ser.
Todo mundo já conhece a história, ou pelo menos, a maioria já conhece, mas respeitando o protocolo, segue-se a sinopse: A série narra as aventuras de um jovem chamado Harry James Potter, que descobre aos 11 anos de idade que é um bruxo ao ser convidado para estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. O arco de história principal diz respeito às amizades de Harry com outros bruxos de sua idade, como Ronald Weasley e Hermione Granger, e também com o diretor de Hogwarts Alvo Dumbledore, considerado o maior dos magos, e seus conflitos com o bruxo das trevas Lord Voldemort, que pretende se tornar imortal, conquistar o mundo dos bruxos, subjugar as pessoas não-mágicas e destruir todos aqueles que estão em seu caminho, especialmente Harry Potter, a quem ele considera seu maior rival.
Uma história do bem contra o mal, que relata a prática de ciências ocultas e misticismos... Saiu do nada da cabeça da autora J. K. Rowling ... Em 1990, enquanto estava em uma viagem de trem de Manchester para Londres, a ideia da estória de um jovem garoto estudando em uma escola de magia simplesmente "apareceu" em sua cabeça.
Quando chegou em seu apartamento em Clapham Junction, Rowling começou a escrever imediatamente. Em dezembro do mesmo ano, Anne, a mãe de Rowling, morreu depois de sofrer de esclerose múltipla por dez anos. Rowling estava escrevendo Harry Potter na época e nunca havia contado a sua mãe sobre isso. Sua morte afetou drasticamente a escrita de Rowling, e ela conectou seus sentimentos de perda com os de Harry quando escreveu detalhadamente o que ele sentia sobre a perda de seus pais no primeiro livro... É a vida real inspirando a ficção...
Mas, como eu sempre digo, o que é ficção hoje, em algum momento pode deixar de ser e se tornar real...
Não estou forçando a barra...A própria história mundial nos conta que ficção científica muitas vezes tem acertado em suas previsões futurísticas, mesmo ao longo prazo . É de impressionar como livros já acertaram detalhes minuciosos sobre invenções, tecnologias e normas sociais que, em épocas passadas, ninguém jamais imaginaria.
Veja alguns livros ficção que previram acontecimentos futuros...
O mais famoso é Júlio Verne, em seu livro “Paris in the Twentieth Century”, o escritos previu invenções que só se tornariam realidade 100 anos depois, entre elas, incluem o submarino e a tecnologia para viajar até a Lua.
Michel, o filho de Verne, seguiu os passos do pai quando escreveu “An Express of the Future” na virada do século 20. O conto descreve um túnel transatlântico em que os trens são movidos através de tubos pneumáticos por ar pressurizado... Recentemente, Elon Musk propôs o Hyperloop, planejando uma maneira de ir de uma parte da Califórnia a outra muito rapidamente.
William Gibson publicou “Neuromancer” em 1984. O que ele previu: ciberespaço e hackers...Quando a Internet ainda engatinhava, o personagem do livro de Gibson não apenas a usava a internet, ele hackeava e roubava dados.
George Orwell, em seu livro “1984”, descreve um futuro distópico em que o governo “Big Brother” sabe exatamente o que você está fazendo e quando, e pode puni-lo por isso. Com o envolvimento controverso da NSA em escutas telefônicas, mineração de dados e coleta de e-mails internos sem vínculos com o terrorismo, Orwell mostra acertou em cheio.
Se já inventaram um equipamento que voa feito os pássaros, como o avião, por que não se pode inventar uma vassoura voadora? Fica a reflexão!
Comentários
Postar um comentário