FILOSOFIA
É preciso saber do que se fala e para isso: CONHECIMENTO!
PENSAR ANTES DE FALAR |
Eu costumo dizer que conhecimento é mérito... Você não fica sábio sem aprender, seja teoricamente ou empiricamente, é preciso muito esforço pessoal para se obter conhecimento de quaisquer espécie...
Mérito, do latim merĭtum, é a ação que torna uma pessoa digna de ser recompensada ou, pelo contrário, castigada, consoante o caso. O mérito é aquilo que justifica um reconhecimento (ou um feito) ou que explica um fracasso.
O termo "mérito" vem do latim "meritum" ou "meritus", que significa “bondade", "serviço" ou "valor”, originado do vocábulo "merere" ou "mereō", que significa “merecer", "adquirir” ou "ganhar"
Ganhar a recompensa do aprendizado, ou seja: conhecimento... É uma questão de mérito, principalmente o conhecimento científico... Epistemologia...
que é o estudo crítico dos princípios, das hipóteses e dos resultados das diversas ciências, com a finalidade de determinar seus fundamentos lógicos, seu valor e sua importância objetiva. Em uma acepção mais restrita, a epistemologia pode ser identificada com a filosofia da ciência.
E filosofia (pensamento) é o estudo das questões gerais e fundamentais relacionadas com a natureza da existência humana; do conhecimento; da verdade; dos valores morais e estéticos; da mente; da linguagem, bem como do universo em sua totalidade. Sem pensar ninguém estuda!
Veja que nesse artigo a palavra estudo aparece diversas vezes... é que sem estudar muito, não se adquire conhecimento... mesmo o empírico, aquele aprendido na prática do trabalho...
Então, para se obter conhecimento teórico é preciso muito estudo, já na prática do trabalho... muito treino... Porque às vezes a pessoa conhece a receita (teoria), mas não sabe fazer a comida na prática (trabalho)...
Conhecimento é uma questão de mérito! Não estudou muito, não trabalhou muito, então não merece o conhecimento... sem merecer não se ganha nada!
Se a pessoa não trabalha e não estuda, então ela merece ser castigada com a falta de conhecimento! Alguma coisa ela merece, nesse caso: o castigo!
Comentários
Postar um comentário