CRÔNICA

 O maledicente pode sim, estar cometendo um crime!




Mal esperou o sujeito virar as costas... e já estava falando mal do outro... Tem gente com vício de falar da vida dos outros... Mas, por que falar mal, denegrir a imagem das outras pessoas é um hábito tão comum?... 

Tem gente que nem espera o outro sair de frente, entorta boca, tampa a boca com a mão e dispara com as suas maledicências! O que move estas pessoas? 

Inveja e despeito de tudo e de todos? Maledicência é a ação ou hábito de dizer mal dos outros; difamação, injúria , calúnia,  maldizer.

Difamação é um termo jurídico que consiste em atribuir a alguém fato determinado ofensivo à sua reputação, honra objetiva, e se consuma, quando um terceiro toma conhecimento do fato. De imputação ofensiva que atenta contra a honra e a reputação de alguém, com a intenção de torná-lo passível de descrédito na opinião pública. A difamação fere a moral da vítima, a injúria atinge sua moral, seu ânimo. 

Crime passível de punição... A Injúria do latim injuria, de in + jus = injustiça, raiva.
No direito consiste em atribuir a alguém qualidade negativa, que ofenda sua honra, dignidade ou decoro. 

É um crime que consiste em ofender verbalmente, por escrito ou até fisicamente (injúria real), a dignidade ou o decoro de alguém, ofendendo a moral, com a intenção de abater o ânimo da vítima. 

Calúnia...  Calúnia é uma mentira contada sobre alguém, agindo de má-fé.
Proferir calúnias é dizer afirmações falsas sobre alguém, de forma que ofenda à honra daquela pessoa.


Parece tudo a mesma coisa: calúnia, injúria e difamação... Mas, saiu na Superinteressante (https://super.abril.com.br/comportamento/qual-a-diferenca-entre-calunia-injuria-e-difamacao/):

Não é tudo a mesma coisa, não.

Calúnia (art. 138) é acusar alguém publicamente de um crime.

Difamação (art. 139) é dizer que a pessoa foi autora de um ato desonroso.

Já a injúria (art. 140) é basicamente uma difamação que os outros não ouviram: é chegar e dizer para um sujeito algo que esse sujeito considere prejudicial.

Calúnia
Se você acusar a faxineira de ter sumido com seu dinheiro – ou seja, um crime – sem ter provas, estará sendo calunioso e pode passar de 6 meses a 2 anos preso, além de pagar uma multa. Do trio, é o único em que, se você tiver provas, não é condenado.


Difamação
Contou no almoço que a fulana trai o marido com todo mundo? Difamação. Detenção de 3 meses a 1 ano e multa. Detalhe importante: como o crime é a ofensa à reputação, você está cometendo difamação mesmo que prove as puladas de cerca da mulher do cara.


Injúria
É qualquer xingamento dito diretamente à pessoa. A verdade da acusação não muda nada e, caso resolvam processá-lo, você pode pegar de 1 a 6 meses ou ter que pagar uma multa.



Todavia, alguém já viu algum fofoqueiro maledicente sendo penalizado?... Se essa moda pega...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MEDICINA

Vilões e bandidos, saiba a diferença!

CIÊNCIA - ONDAS ELETROMAGNÉTICAS CEREBRAIS: