CIÊNCIA:
O cosmos é uma obra de engenharia perfeita!
No artigo anterior falei que a civilização Maia acreditava em três níveis da cosmovisão do universo: - 1) o espaço, ou cosmo... 2) o mundo físico e 3) o mundo sobrenatural que eles chamavam de submundo...
Entendendo essa divisão como espaço sideral (futuro, passado e presente), o mundo físico (o presente) e o mundo sobrenatural ou submundo, uma dimensão fantasmagórica, isto é, passado.
Hoje vamos falar do cosmos...
Cosmo ou cosmos (do grego antigo κόσμος, transl. kósmos, "ordem", "organização","beleza","harmonia") é um termo que designa o universo em seu conjunto, toda a estrutura universal em sua totalidade, desde o microcosmo ao macrocosmo. O cosmo é a totalidade de todas as coisas deste Universo ordenado, desde as partículas subatômicas, até as estrelas. Pode ser estudado na Cosmologia*.
*(Cosmologia é o estudo do cosmos em vários dos significados, dependendo do contexto. Todas as cosmologias têm em comum uma tentativa de compreender a ordem implícita e beleza dentro do todo do ser. Desta forma, a maioria das religiões e sistemas filosóficos têm uma cosmologia).
Observamos pela etimologia que cosmos foge do conceito de caos, no sentido de desordem... Ao contrário, o universo é extremamente organizado, em medidas menores que as milimétricas... em medidas subatômicas.
Já o Caos (em grego antigo χάος, khaos) refere-se a sem forma ou vazio que precede a criação do universo ou cosmo no mito da criação na tradição grega, ou ao "hiato" inicial citado para a separação original do céu e da terra da tradição abraâmica.
O cosmos é uma obra de engenharia perfeita,... Eu já disse, em minhas redes sociais, que... o universo foi criado por Deus por meio de neurolinguística e programação algorítmica (e não é mentira).
Mas adiante, como podemos considerar o termo cosmos como sinônimo de universo...
Então, cosmos é:
O Universo é tudo o que existe fisicamente, a soma do espaço e do tempo e as mais variadas formas de matéria, como planetas, estrelas, galáxias e os componentes do espaço intergaláctico. O universo observável tem de raio cerca de 46 bilhões de anos-luz. A observação científica do Universo levou a inferências de suas fases anteriores. Estas observações sugerem que o Universo é governado pelas mesmas leis físicas e constantes durante a maior parte de sua extensão e história. A teoria do Big Bang é o modelo cosmológico prevalente que descreve como o Universo evoluiu desde os primeiros 10-44 segundos (Tempo de Planck)* até hoje. Observações de supernovas têm mostrado que o Universo está se expandindo a uma velocidade acelerada.
*(Em física, o tempo de Planck, (tP), é a unidade de tempo no sistema de unidades naturais, conhecidos como Unidades de Planck. Neste intervalo de tempo a luz viaja, no vácuo, uma distância que define a unidade natural conhecida por comprimento de Planck. A unidade recebe esse nome em referência a Max Planck, o primeiro a propô-la.
Mas, tempo é matéria de outro artigo!
Comentários
Postar um comentário