CIÊNCIA
Economia não significa avareza...
Por que economizar é importante? Porque evita desperdício (dinheiro jogado fora), porque reduz impacto ambiental (lixo de menos), porque precavem tempos difíceis (poupança)... Mas o que é economia?
É o controle ou moderação das despesas; poupança.
Poupança é a parcela da renda ou do patrimônio que não é gasto ou consumido no período em que é recebido e, por consequência, é guardado para ser utilizado em um momento futuro. No momento das vacas magras (dificuldades), por exemplo.
O conceito de poupança está intimamente relacionado com redução de despesas, em particular dos gastos recorrentes.
Tem gente que pensa que o econômico é pão duro... avarento... mas o avarento é aquele que tem dó de tudo...
Pode ter muito, mas não divide o que tem... não tem nada a ver com economia... Veja: o chefe de família alimenta todas as bocas de sua casa sem desperdiçar comida... compra os mantimentos de maneira farta, mas sem exageros... O pão-duro, mão de vaca, prefere ver sua família passar fome à gastar seus bens...
Avareza ou sovinice é a dificuldade e o medo de perder algo que possui, como bens materiais e recursos. Uma pessoa avarenta é popularmente chamada de pão-duro, mão-de-vaca, unha-de-fome ou muquirana.
É um dos sete pecados capitais, representando o medo de perder algo que possui. Apego a bens materiais em detrimento à necessidades humanas básicas... Uma pessoa avarenta tem dificuldade de abrir mão do que tem mesmo que receba algo em troca, é uma pessoa egoísta.
Economia não significa avareza... O econômico é precavido!
O conceito de economia engloba a noção de como as sociedades utilizam os recursos para produção de bens com valor e a forma como é feita a distribuição desses bens entre os indivíduos.
Escassez de recursos sugere a ideia de que os recursos materiais são limitados e que não é possível produzir uma quantidade infinita de bens, tendo em conta que os desejos e as necessidades humanas são ilimitados e insaciáveis.
Partindo desse princípio, a economia observa o comportamento humano em decorrência da relação entre as necessidades dos homens e os recursos disponíveis para satisfazer essas necessidades.
Comentários
Postar um comentário