FILOSOFIA
Nada é de graça!
Raciocínio requer muito estudo e treinamento... senão, o pensamento é burro!
A mocinha aparece com o cabelo molhado, minha dedução é de que ela tomou banho a pouco tempo... Dedução: análise lógica utilizada para construir argumentos, utilizando premissas/argumentos para obter uma conclusão. A conclusão torna explícito um conhecimento já existente nas premissas.
Mas, o que é premissa? Em Lógica, uma premissa é uma fórmula considerada hipoteticamente verdadeira, dentro de uma dada inferência. Esta constitui-se de duas partes: uma coleção de premissas, e uma conclusão. Premissa significa a proposição, o conteúdo, as informações essenciais que servem de base para um raciocínio, para um estudo que levará a uma conclusão.
No exemplo acima: o que faz uma mocinha molhar o cabelo? premissas: 1) banho 2) salão de beleza 3) chuva... Eliminando premissas:
a) o cabelo está molhado, mas a roupa está seca, logo: não é chuva...
b) o cabelo está molhado, mas despenteado, logo: não é salão de beleza
c) conclusão: tomou banho (a pouco tempo, pois o cabelo ainda está molhado).
A dedução é um raciocínio muito utilizado em analises investigativas... pessoas com QI inferior à média não sabem fazer deduções...
Trata-se de um raciocínio mais sofisticado... Mas, o que é raciocínio? É o ato ou maneira de pensar...
Pode-se distinguir três tipos de raciocínio lógico: dedução, indução e abdução. Dada uma premissa, uma conclusão, e uma regra segundo a qual a premissa implica a conclusão, eles podem ser explicados da seguinte forma:
- Dedução: corresponde a determinar a conclusão. Utiliza-se da regra e sua premissa para chegar a uma conclusão. Exemplo: "Quando chove, a grama fica molhada. Choveu hoje. Portanto, a grama está molhada." É comum associar os matemáticos a este tipo de raciocínio.
- Indução: é determinar a regra. É aprender a regra a partir de diversos exemplos de como a conclusão segue da premissa. Exemplo: "A grama ficou molhada todas as vezes em que choveu. Então, se chover amanhã, a grama ficará molhada." É comum associar os cientistas a este estilo de raciocínio.
- Abdução: significa determinar a premissa. Usa-se a conclusão e a regra para defender que a premissa poderia explicar a conclusão. Exemplo: "Quando chove, a grama fica molhada. A grama está molhada, então pode ter chovido." Associa-se este tipo de raciocínio aos diagnosticistas e detetives etc.
No mais: Lógica (do grego λογική logos ) tem dois significados principais: discute o uso de raciocínio em alguma atividade e é o estudo normativo, filosófico do raciocínio válido.
Se é lógico, é racional!
A lógica foi estudada em várias civilizações da Antiguidade. Na Índia, a recursão silogística, Nyaya remonta a 1900 anos atrás. Na China, o Moísmo e a Escola dos Nomes datam de 2200 anos atrás. Na Grécia Antiga a lógica foi estabelecida como disciplina por Aristóteles, com a sua obra Organon. Ele dividiu a lógica em formal e material. O estudo da lógica era parte do Trivium clássico, juntamente com a gramática e a retórica (ver: Artes liberais).
Raciocínio requer muito estudo e treinamento... senão, o pensamento é burro! Nada é de graça! Assim como para se ter o corpo saudável é necessário combater o sedentarismo, é preciso exercitar o cérebro!
Comentários
Postar um comentário